Com mais de 100 apresentações, 22 workshops e três painéis com gestores de escolas e companhias, além de duas festas, o festival Hip Hop District vai reunir mais de 2 mil dançarinos e transformar Jundiaí na capital do “street dance” entre os dias 28 de abril e 1º de maio.

Surgido aqui, o evento está em sua segunda edição e já é considerado o número um do gênero no Estado, além de figurar entre os três maiores do país, ficando atrás apenas do Rio H2K, organizado pela Rede Globo, e do Festival Internacional de Curitiba.

Apesar de ser um evento voltado aos profissionais da dança, a população de Jundiaí poderá apreciar as Mostras Competitivas com diferentes grupos do país. As apresentações serão no Parque da Uva, sempre a partir das 17 horas. No dia 1º acontecerá a final das competições.

A entrada para as Mostras Competitivas é solidária, ou seja, as pessoas interessadas deverão trocar 1 kg de alimento não perecível pelo ingresso. As arrecadações serão destinadas ao Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí.

Para o gestor Marcelo Peroni, gestor da Unidade de Cultura (UGC) da Prefeitura de Jundiaí, que apoia o evento, o Hip Hop District tem grande importância para a cidade. “Hospedar um festival desse tamanho e poder apresentar à população a arte do hip hop, quebrando inúmeros preconceitos enraizados a seu respeito, me parecem atitudes fundamentais”, comentou.

Entre os profissionais que vão oferecer workshops durante o evento está a coreógrafa Sheryl Murakami, dos Estados Unidos, que recebeu junto da cantora Beyoncé o prêmio de Melhor Coreografia para a faixa “Who Run The World” no VMA 2011, premiação da MTV americana.

Outros nomes internacionais e um grande time de profissionais brasileiros também estão na programação, entre eles o paranaense BBoy Neguin, reconhecido por trabalhar ao lado de nomes renomados como Sean Paul, Justin Timberlake, Paul McCartney e Marcelo D2. A programação completa e outras informações sobre o evento podem ser consultadas no site www.hiphopdistrict.com.br.

 

Gabinete – Para celebrar seus 110 anos de existência, comemorados neste dia 28 de abril, o Gabinete de Leitura Ruy Barbosa distribui no próximo dia 28, sábado, 110 livros gratuitamente, a sócios e não sócios da biblioteca: basta passar por lá e escolher seu exemplar. O objetivo é festejar a data e levar às pessoas o prazer de uma boa leitura e associar isso ao Gabinete, um lugar perfeito para ler, acessar a internet, fazer pesquisas ou levar as crianças. Para pegar seu livro, basta passar no Gabinete a partir das 8h30.

Com essa quinta edição, o projeto Ruy na Rua irá ultrapassar a marca dos 500 livros distribuídos gratuitamente. Entre os volumes novos e usados que serão distribuídos no sábado, arrecadados pela diretoria do Gabinete, estão obras famosas como “O Senhor dos Anéis” (J.R.R. Tolkien), “O Monte 5” (Paulo Coelho), “Tropas Estelares” (Robert A. Heinlein)  e “1984” (George Orwell).

Localizado no Centro de Jundiaí, o Gabinete de Leitura Ruy Barbosa conta hoje com um acervo de aproximadamente 53 mil volumes e assinatura de 7 jornais e 29 revistas, além de biblioteca infantil, espaço para pesquisa, auditório e sala de computadores com wi-fi; na copa, chá e café estão disponíveis o dia todo, criando um ambiente sempre acolhedor. Saraus e exposições estão entre as ações programadas para reunir associados e manter a referência cultural do gabinete, que está um uma lista de apenas 2 ou 3 no Brasil todo.

 

 

Garotada – O Tocar & Encantar Jundiaí, projeto que leva o ensino da música instrumental com aulas de violão e de flauta doce para crianças e adolescentes se apresentará neste sábado(28), no Complexo Fepasa. Ao todo ambos projetos atende 100 crianças da rede pública de ensino, meninos e meninas de 12 a 16 anos de idade. Os projetos acontecem no CRAS Santa Gertrudes (pela Lei Rouanet) e no Complexo Fepasa (pelo PROAC-ICMS).

 

Dia Internacional da Dança – Mais de vinte academias de dança jundiaienses fazem apresentações gratuitas em diversos palcos da cidade, a fim de comemorar o dia internacional da dança (foto principal). As apresentações serão realizadas neste sábado (28), a partir das 10h, na Praça Governador Pedro de Toledo (Praça da Matriz), e a partir das 14h no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Vista Alegre, que fica na rua Cabo Edvaldo Quirino Santana, nº 46-110.

Já no domingo (29), as apresentações serão a partir das 19h no Teatro Polytheama, que fica na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro, e os ingressos começam a ser distribuídos no sábado, na bilheteria do teatro, das 14h às 17h, e no domingo, das 14h até o horário do espetáculo. Cada adulto na fila poderá retirar até dois ingressos.

 

 

Anota aí – Quem curte andar de bike terá um motivo a mais para pedalar no dia 1º de maio: o aluguel de bicicletas do Peama, que funciona no Parque da Cidade, estará aberto das 9 às 16h45. A hora da bicicleta comum sai por R$ 6.

Toda semana, o aluguel abre às sextas, sábados e domingos. Em função do feriado, além do dia 1º, vai funcionar na segunda-feira, 30.

Hoje, 300 bicicletas estão disponíveis para aluguel. Há modelos com aros 16, 20, 24 e 26. O espaço do Peama está localizado em frente ao prédio administrativo do Parque da Cidade. Para alugar, é preciso apresentar um documento com foto e fazer o pagamento em dinheiro.

O Parque da Cidade abre todos os dias, das 6h30 às 19 horas (com entrada permitida até as 18 horas). A entrada é livre e o estacionamento gratuito.

 

 

Anota aí 2 – O espetáculo Dancing in the Rain (Dançando na Chuva/foto ao lado), será apresentado no dia 6 próximo, 20 horas, no Polytheama. A apresentação conta com 11 bailarinos, atores e acróbatas dos renomados teatros Bolshoi de Moscou e Mariinsky de Sant Petesburg, vem lotando os maiores e mais renomados teatros de toda a Europa há mais de 3 anos.

O público se encanta e fica fascinado com a qualidade técnica do espetáculo, e não deixa de se impressionar com o fato de o espetáculo ser realizado na chuva, dentro de um teatro, diante de seus olhos.

O mistério da chuva torrencial e contínua se deve ao enorme investimento técnico, que permite a água ser pulverizada de cima do palco e coletada na parte inferior simultaneamente por equipamentos específicos para isto. A cada apresentação, é utilizada 1 tonelada e meia de água, vários quilômetros de mangueiras e tubos, centenas de estações de encaixes e muito suor e trabalho dos bailarinos para garantir a entrega de um espetáculo inesquecível.

LEIA

A HISTÓRIA POR TRÁS DO DUPLO SEGREDO DE ELAINE FRANCESCONI



NO SESC, MUITAS ATIVIDADES NO DIA 1º DE MAIO:

Neste feriado de 1º de Maio, Dia do Trabalho, o Sesc Jundiaí estará aberto das 10h às 19h, com atividades gratuitas que vão de oficinas a práticas de esportes. Oficina de boneca de pano, sessões de cinema, espetáculos e recreação para a família são algumas das opções oferecidas pela unidade. Com exceção das atividades na piscina, todas as demais são abertas ao público em geral. Na segunda-feira, dia 30, a unidade estará fechada. O Sesc Jundiaí fica na Av. Antonio Frederico Ozanan, 6600. Informações: (11) 4583-4900.

OFICINA
As Fridas que habitam em mim – Bonecas de Pano
Nesta atividade, convidamos os participantes a conhecer um pouco da história da artista mexicana Frida Kahlo e confeccionar uma boneca de pano inspirada em sua vida e personalidade. Assim, de forma lúdica e descontraída, faremos uma reflexão sobre empoderamento e empreendedorismo feminino. Com Amanda Cassanji e Paula Bastistela, artesãs, donas da Vivendo da Nossa Arte.
Horário: 10h30 e 15h
Espaço de Tecnologias e Artes | 10 vagas por horário | Grátis
Inscrições no local, 1h antes.

CINEMA

LANTERNINHA MÁGICA
O Homem da Lua
Dir.: Stephan Schesch.
FRA/IRL/ALE, 2012, 95 min. O Homem da Lua vive sozinho neste grande satélite. Um dia, entediado, ele decide visitar a Terra, e para isso se agarra em um cometa. Quando chega ao novo planeta, ele se encanta com as belezas naturais, mas logo descobre que não existe apenas bondade neste local. O Presidente do Mundo, certo de que o Homem da Lua é um invasor, decide afugentá-lo. Para se salvar, ele deverá contar com a ajuda dos amigos e das crianças.
Horário: 11h
Teatro | 220 lugares | Grátis
Retirada de ingressos 1h antes, na Central de Atendimento.

EXIBIÇÕES
Linha de Montagem
Dir.: Renato Tapajós.
BRA, 1981, 90 min.
Sobre as greves de 1979 e 1980 em São Bernardo do Campo. A manutenção da greve leva à intervenção federal no Sindicato. Os operários reúnem-se para decidir como dar continuidade ao seu movimento. Em 1980, nova greve é desencadeada. Dessa vez a repressão policial é mais intensa: além da intervenção no Sindicato, suas lideranças são presas e processadas com base na LSN. Após o final da greve, os operários fazem um balanço do seu movimento.
Horário: 18h
Teatro | 220 lugares | Grátis
Retirada de ingressos 1h antes, na Central de Atendimento.

ESPECIAL CÉLIO AMINO

ESPETÁCULOS
Matcha
Matcha é o chá usado no Cha-do (Cerimônia do Chá japonês). Circulando entre o público com um carrinho de chá, Amino-san oferece números de mágica para as crianças e adultos. Para se comunicar com o público, utiliza os sons e entonações do japonês como uma espécie de língua onomatopaica. Os objetos utilizados são ligados à tradição japonesa: papel arroz, objetos tradicionais de madeira, cerâmica e pincel. A performance incorpora também referências dos mangás e animes japoneses.
Horário: 16h
Área de Convivência | Grátis

ESPORTES

NATAÇÃO EXTREMA
Condicionamento para natação, com enfoque nos treinos de alta intensidade e utilização de acessórios. Com instrutores do Sesc.
Horário: 10h30
Piscina | 20 vagas | Grátis
Necessário Credencial Plena e exame dermatológico atualizados.

RECREAÇÃO PARA A FAMÍLIA
Atividade esportiva recreativa para toda a família.
Horário: 14h às 18h
Ginásio | Grátis

JOGOS DE MESA
Atividades recreativas de jogos de mesa.
Horário: 15h às 18h
Espaço Radical | Grátis

HIDROANIMAÇÃO
Aula de Hidroginástica, com elementos esportivos e muita animação!
Horário: 16h
Piscina | Grátis
Necessário Credencial Plena e exame dermatológico atualizados.