HOMEM SÁBIO e piada repetida: Depois do choro vem a ação

homem sábio

Você conhece a história do homem sábio? Vou contá-la: algumas pessoas tinham o hábito de visitar um homem sábio reclamando sempre dos mesmos problemas. Um dia, ele decidiu contar uma piada e todos gargalharam. Depois de alguns minutos, ele contou a mesma piada e apenas alguns deles sorriram. Então, ele falou a mesma piada pela terceira vez, mas ninguém riu ou sorriu mais. O homem sábio sorriu e disse: “Vocês não podem rir da mesma piada repetidamente. Então, por que sempre estão chorando por causa do mesmo problema?”.

Essa história traz uma lição muito importante. São inúmeras vezes que nos desgastamos com situações que não depende apenas de nós. E o pior: são muitas as vezes que por medo de sair da zona de conforto e dar uma solução definitiva, ficamos acuados. Gastamos sim energia com o mesmo problema. Pode ter certeza que em algum momento da sua vida, você fez isso e se não faz mais, é porque tomou consciência do quão nocivo esse comportamento pode ser.

Somos donos de algo maravilhoso, um dom único, chamado livre arbítrio, ele nasce conosco, mas ao longo do tempo perdemos a noção de que o possuímos. É até bonito falar, eu tenho livre arbítrio, sou responsável pelo o que quero… Ok?! Mas quantas foram as vezes que você fez algo significativo para impedir que os problemas consumissem você? Nas questões que dependem apenas de nós, precisamos agir, ter atitude, sair do ciclo vicioso de vitimismo, e aí que se esconder outra questão grave… Tentar agradar a todos a sua volta!

Outro cenário: quantos problemas você acumula por querer agradar a todos? Sabe porque esses não se solucionam? Porque existe uma crença limitante por trás desse comportamento: Preciso estar de bem com todos para ser aceito(a).

Ela está gravada no seu inconsciente, então fazemos isso sem nos apercebemos, é involuntário. Vamos nos fragmentando, pouco a pouco e deixamos de lado o que somos, para nos transformarmos no que querem que sejamos. O corpo fala e quando a boca cala, ele grita. Podemos então começar a desenvolver problemas ainda maiores, como: depressão, síndrome do pânico, entre outras, porque dentro de nós existe um conflito, mais um problema para ser resolvido e mais uma vez vai depender da sua atitude.

Essas situações se agravam cada dia mais, vivemos em uma sociedade que ser aceito, possui maior peso do que ser quem você é.

OUTRO ARTIGO DE ROBERTA PERES

COMPORTAMENTOS

ATÉ ONDE VAI A SUA RESPONSABILIDADE?

VIVER EM SOCIEDADE…

Nesse momento tão delicado que vivemos descobrimos em larga escala que as atitudes individuais trazem o resultado que é necessário em coletivo. Puxando essa analogia, você ainda acha que seus problemas são responsabilidade do outro? Ainda acha que chorar pela mesma situação vai te trazer solução? Devo alertar: é a sua atitude individual que trará o resultado que busca. Apenas ela vai fazer despertar o que de melhor existe em você, vai solucionar seus problemas. É preciso ter coragem para enxergar além, ampliar seu mapa mental, seu campo de visão. E é preciso ter atitude para trazer ação para a sua vida, trazer resolução.

Não se sabote mais, olhe para dentro de você e se pergunte: O que eu posso fazer para mudar essa situação? Permita-se chorar se necessário, mas não esqueça de secar as suas lagrimas e garantir que não voltará a chorar pelo mesmo motivo. Como diz o escritor e master coach Paulo Vieira: Tem poder quem age! Você prefere chorar quantas vezes mais pelos mesmos problemas?(Foto: carlosalbertojunior.com.br)

ROBERTA PERES

Formada em Gestão de Recursos Humanos, Eneagrama, conhecimento em técnicas de PNL, com carreira desenvolvida em liderança e desenvolvimento humano. 

VEJA TAMBÉM

NA GRAVIDEZ, OLHOS PODEM APRESENTAR PROBLEMAS. ASSISTA AO VÍDEO DA GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI