Uma procissão pelas IGREJAS de antigamente neste Corpus Christi

IGREJAS

Nesta quinta-feira(11) será celebrado o Corpus Christi. Então, vamos fazer uma procissão virtual pelas igrejas de antigamente. Saindo um pouco do itinerário tradicional, onde a a Catedral, no centro, e a igreja de vila Arens, são paradas obrigatórias, visitaremos outras igrejas.

IGREJAS

 

Ao lado, a antiga igreja do bairro da Colônia. Ela não existe mais. Ficava na Praça José Orlandi. Foi demolida para dar lugar à praça onde hoje é realizada a Festa Italiana.

A foto principal é bem mais recente, provavelmente da década de 1980. Muita gente tem a fachada com as duas pinturas, guardadas na memória…

 

A vila Arens também teve uma igreja demolida(acima). Ficava na praça do largo da feira, na esquina com a rua Moreira César. A foto, dos anos 1930, é do arquivo da família Hoehne Herdade.

 

O templo ao lado continua firme e forte. Em 1960 era chamada de Capela Nossa Senhora do Carmo. Hoje é mais conhecida como Igreja do Jundiaí-Mirim. A imagem é do arquivo de Alexandre de Paula.

 

 

Sabe a igreja em frente à praça da Bandeira, mais precisamente na rua Petronilha Antunes? A foto ao lado mostra a construção dela. Esta igreja é dedica a Nossa Senhora do Rosa e São Benedito.

 

 

 

 

 

A foto acima foi tirada em maio de 1963. Se fizer um esforço de memória dá para identificar esta igreja! Ela fica na vila Rami, na rua Cica, e hoje é de do Santuário de Nossa Senhora Aparecida em Jundiaí.

Mais uma igreja que foi ao chão. Ficava na rua do Rosário. Na primeira foto, de 1910, ela aparece bem ao fundo. Teve de ser demolida para que a rua do Rosário fosse interligada à rua Major Sucupira. Na foto abaixo, no que parece o início de uma procissão, é possível ver detalhes da fachada deste templo que não existe mais…

Final da década de 1980. A igreja do Caxambu é ‘encaixotada’ para reforma.

A Igreja São João Batista, na Ponte, em 1947. A foto é de Janczur.

PARA MAIS JUNDIAÍ DE ANTIGAMENTE CLIQUE AQUI

VEJA TAMBÉM

A IMPORTÂNCIA DO CARTÃO DE VACINAÇÃO PARA AS GESTANTES. VEJA VÍDEO COM A MÉDICA LUCIANE WOOD

OS 103 ANOS DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA

NA FISK DA RUA DO RETIRO TEM CURSO DE LOGÍSTICA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI