ISOLAMENTO: Os efeitos sobre a saúde mental e emocional

ISOLAMENTO

Há uma crise de saúde em todo o planeta. A diretriz principal pela OMS envolve o isolamento social para todos os que tenham esta possibilidade. Muitos estão trabalhando em casa. Outros, embora em suas residências, estão sem um trabalho. Esta situação pode gerar muita angústia, ansiedade, medo e conflito em família.

Passar por este período da melhor maneira possível requer um ótimo controle mental e emocional. Porém, devemos nos atentar sobre o que as questões comportamentais e psicológicas que envolvem esse momento e o que podem vir a causar nas pessoas.

O que acontece dentro de nós neste processo de isolamento e quarentena? Sem dúvida é um momento muito estressante. Isto sem um bom autocontrole dos pensamentos vai gerar o que chamamos de ‘estresse oxidativo das células’, que causa envelhecimento. O estresse oxidativo é um risco para várias doenças, porque causa problemas inflamatórios.

Sentimentos de solidão e de incerteza são mais comuns. Sabemos que essa crise passará, porém não sabemos quanto tempo ela pode durar, nem como será no final dela. Há preocupação com a própria saúde e a das pessoas ao nosso redor, a instabilidade econômica. E como lidar com tudo isto ao mesmo tempo? Muita coisa está mudando e mudará.

Com tudo isso, os efeitos desse isolamento, tem muito a ver com o sentimento de solidão, que é diferente de estar sozinho. Alguns podem estar sozinho e não sentir solidão. Muitos moram com outras pessoas e mesmo assim se sentem solidão.

Sentimento de solidão é quando você sente que está só, sem pessoas que ampare, que te ouvem, sem pessoas nas quais você pode se apoiar. O que é muito perigoso e pode trazer muitos problemas. Estudos científicos nos dizem qu, estamos no momento onde se vive momentos de profunda solidão. As pessoas se sentem sozinhas com grande frequência. Isto é um problema de saúde mental. Podemos observar a taxa de suicídio que vinha aumentando.

Alguns comportamentos relacionados ao sentimento de solidão:

  • Fumar muitos cigarros, uso do álcool e drogas que prejudicam a saúde e faz com que as pessoas percam a vida precocemente.
  • Estresse, irritação, falta de paciência. Compulsão por compras.
  • Sentir que não se tem amparo, ninguém para nos ouvir.

Já os problemas de saúde relacionados ao sentimento de solidão vão desde cardiovasculares, Alzheimer até depressão, ansiedade entre outros. O sistema imunológico funcionará de maneira debilitada, por causa do alto estresse. A solidão já era um problema de saúde pública, mesmo antesdo isolamento.

E neste momento de isolamento social, que eu diria isolamento físico, pois estamos nos relacionando virtualmente, pode vir a causar mais depressão, TEPT (Estresse pós-traumático) muitos transtornos de ansiedade…

Talvez você possa notar um humor instável. Isto é muito normal. O cérebro humano é muito social. Por exemplo, um bebê quando nasce a primeira necessidade que ele tem é o calor humano, o contato com a mãe, depois vem a alimentação. Então a primeira necessidade do ser humano é ter alguém que possa acolhe-lo.

O ser humano tem uma necessidade de conexão, que é fator importante para não nos sentimos sozinhos. Precisamos do contato social. Podemos dizer que a solidão é mais ou menos como a fome.Um mecanismo biológico, um aviso dizendo que há um problema. Ela diz – busque contato com os outros seres humanos pois isto é importante para sua sobrevivência. Solidão é um problema de saúde pública e é geral.

Quando nos sentimos sozinhos, sem amparo, esse sentimento se aflora. E neste momento que vivemos é comum que muitas pessoas se percebam assim. Estamos numa situação em que, temos que ter a responsabilidade de combater esse mal para evitar um problema de saúde pública maior, nos isolando física e socialmente.

A solidão é extremamente estressante e causa alteração de humor, falta de paciência, de motivação. Nos deixa irritadiços e egocêntricos. O estresse toma conta do nosso foco e rouba a empatia, o que pode causar conflito com as pessoas que estão ao nosso lado.

A melhor maneira, de manter a saúde mental nesse processo, nesta fase,é a aceitação. É ela que vai ajudar a reduzir os efeitos negativos.

Tenha em mente que hoje o isolamento é um gesto de carinho e solidariedade, por você e por todos os que estão a sua volta. Pensando assim, você se protegerá de todo esse efeito que será passageiro. Sairemos desta muito melhores. Tudo em breve passará. Se cuida. Fique em casa!!!(Foto: focustech.it)

ROSELI SANTOS DE OLIVEIRA

Psicopedagoga,Terapeuta Cognitivo Comportamental. Trainer em PNL,  Life & Executive Coach, licenciada em EMDR, Terapia dos Esquemas. Facilitadora licenciada da Educação Emocional Positiva. Consultório: Avenida Nove de Julho, 3575, sala 208 – Jundiaí (Maxime Office Tower). Whatsapp -(11) 9 9989 2462

VEJA TAMBÉM

NEM CORONAVÍRUS PARA APRENDIZADO NA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA

GRAVIDEZ DURANTE PANDEMIA DE CORONAVÍRUS: MÉDICA DIZ QUE É MELHOR EVITAR

NA FISK DA VILA VIRGÍNIA, NA RUA DO RETIRO, PARCERIA ESPECIAL COM A CDL

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI