JAPIM ANDRADE nega acusações da atual gestão de Campo Limpo

japim andrade

O ex-prefeito de Campo Limpo, Japim Andrade, nega as acusações de gestores da atual administração, comandada por Luiz Braz, e reveladas aos vereadores da cidade. Sobre a cassação dos direitos políticos por oito anos, decisão da Justiça Eleitoral da cidade, ele afirma que os advogados estão elaborando uma nota. O ex-chefe do Executivo foi acusado de abuso de poder econômico ao subsidiar a tarifa de ônibus na cidade. Três vereadores foram cassados por apoiá-lo na votação do projeto.

A gestão de Braz vem fazendo sindicâncias e auditorias para apurar irregularidades cometidas na administração Japim Andrade. Estiveram na reunião com os vereadores, na última terça-feira(26), os gestores das áreas de Promoção Social, Finanças, Serviços Urbanos, Educação, Saúde, Obras, Esporte, Meio Ambiente e Cultura, Eventos e Juventude. Ontem(26), foi a vez da gestora Assistência e Desenvolvimento Social, Vera de Lourdes Gonçalves; de Finanças, Fábio Ferreira da Silva, acompanhados pelo chefe de gabinete, Leandro Bizeto, que relataram o que encontraram até agora.

Na área de assistência social, por exemplo, a responsável se queixou dos computadores formatados e sem nenhum registro. Já o gestor de Finanças afirmou que apesar de relatório da antiga gestão apontar para $ 19 milhões em caixa, a atual deu pela falta de R% 5 milhões. Também descobriram o pagamento de R$ 340 mil em remédios que não foram entregues. “O maior problema neste momento são as dívidas a curto prazo – restos a pagar, Pasep e principalmente, INSS. Elas somam mais de R$ 20 milhões e devem ser pagas até abril já que a Prefeitura não está recebendo o FPN (Fundo de Participação dos Municípios) por falta de certidão negativa de débitos com a Previdência. Há também a dívida a longo prazo que ultrapassa o valor de R$ 40 milhões”, disse Fábio Ferreira.

ADMINISTRAÇÃO LUIZ BRAZ FAZ DEVASSA NA PREFEITURA DE CAMPO LIMPO

JAPIM ANDRADE TEM DIREITOS POLÍTICOS CASSADOS E TRÊS VEREADORES PERDEM MANDATOS

A resposta de Japim Andrade – O ex-prefeito encaminhou ao Jundiaí Agora, no final da tarde desta quarta-feira(27), resposta para algumas das acusações feitas pelos atuais gestores sobre a transição e a Secretaria de Assistência Social. Antes, porém, afirmou que “os dados que foram informados não correspondem à real situação da pasta”. Sobre os R$ 19 milhões, afirmou que “se eu deixasse ao meu sucessor esta quantia em plena pandemia, nem quero imaginar o que iria acontecer comigo. Seria mister se avaliar sobre CND(Certidão Negativa de Débitos). A informação que tenho não é essa. A validade desta atual é bem maior. E para revalidá-la, deve-se pagar nas datas relativas ao contrato de pagamento, cuja data não é a mesma do pagamento dos salários do funcionalismo. Seria interessante que os novos vereadores também conhecessem o outro lado”, disse. O texto, na íntegra:

Em primeiro lugar essa gestora(de Assistência Social) não participou de nenhuma reunião  de transição. Passamos todos esses dados para o senhor Jean que é da Cultura e para a senhora Raisa, da Imprensa. Nenhum computador foi formatado pois na Secretaria todas as informações foram entregues em uma pasta com os informes impressos desde os procedimentos de compras feitas ,compras em andamento( processos em licitações ) prestações de contas, Plano Municipal da Assistência, Plano de Ação Contra a Covid, ata da reunião do CMAS(Conselho Municipal de Assistência Social) aprovando as contas e também aprovando a continuidade dos programas da Apae e Raio de Luz, quando foram protocolados os contratos devendo estar em finanças ou jurídico, todas contas tesouro, estadual e federal. O Plano Municipal da Assistência 2020 foi aprovado. O Censo SUAS 2020 preenchido. Todos os trabalho da secretaria foram detalhados um a um, assim como as atividades do CRAS e CREAS que foram enviados à nova administração.

Na Secretaria de Assistência não tem cadastro de usuário pois esses estão nos Cras e Creas onde se quiser é só acessar o RMA(Registro Mensal de Atendimento). Este registro é realizado pelo CRAS e CREAS mensalmente. Também é possível consultar Censo SUAS. Sobre a Frente de Trabalho, este é um programa do tesouro e foi programado com a LOAS, aprovado pela Câmara dos Vereadores, onde inicia-se a seleção com as entrevistas no início do ano, seguindo os critérios da lei e pessoas acompanhadas pelos Cras e Creas, PAIF e PAEFI.

Quando a administração muda tem de cadastrar a nova gestora. Só então o Ministério de Desenvolvimento Social(MDS) libera uma senha podendo acessar todos esses dados do SAA(Sistema de Autenticação e Autorização) e PMAS , sistema da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Estadual. Se tiver dificuldade de acessar pelo computador é só abrir um arquivo na secretaria, onde tem todos estes dados arquivados.

Os novos gestores encontrarão nas secretarias pastas de contratos dos anos 2018, 2019 e 2020; pastas de compras, licitações e pagamentos destes anos também. Há uma loucas com contratos e andamentos e datas de vencimentos. Também há documentos do Plano Municipal de Assistência Social de 2017, 2018, 2019 e ano passado. O Censo SUAS dos últimos três anos e atas de reuniões de prestações de contas federais, estaduais e do tesouro aprovados pelo Conselho de Assistência Social em 2018, 2019 e 2020.

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