Os atendimentos públicos em Saúde, Educação e Transporte, em Jundiaí, serão mantidos sem alterações durante o período de vigência da Fase Vermelha do Plano São Paulo, que se inicia neste sábado (6) e prossegue até sexta-feira (19). Os setores classificados como não essenciais permanecem fechados durante o período e, aqueles autorizados ao funcionamento devem atender rigorosamente os protocolos sanitários específicos. A cidade, se prepara para o possível impacto da doença entre a população. Jundiaí entra na Fase Vermelha com mais leitos exclusivos para casos suspeitos ou confirmados no Hospital São Vicente. Em uma semana o aumento foi de 33%, 27 leitos no total.

“As medidas mais intensas de restrição têm por objetivo conter o avanço do vírus reduzindo a circulação de pessoas e, consequentemente, do coronavírus. Neste momento, diferentemente do vivenciado no ano passado, quando as pessoas estavam em casa, a ocupação dos leitos tem a concorrência das demais demandas, como acidentes, além da Covid”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera. O gestor da UGPS ainda reforça que, os atendimentos em Saúde realizados no serviços não terão alteração ou suspensão, mantendo as agendas já feitas e os atendimentos de acolhimento da população.

“O cenário da pandemia exige a intensificação dos cuidados e redução na circulação de pessoas. O decreto municipal avança para aplicação das restrições aos setores identificados pelo Estado, mas sem desguarnecer a população na prestação dos serviços essenciais”, ressalta o gestor da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), Gustavo Leopoldo Caserta Maryssael de Campos.

A manutenção das atividades escolares em Jundiaí é embasada em dados validados pelas Unidades de Gestão de Educação (UGE) e Promoção da Saúde (UGPS), bem como a priorização das atividades ao ar livre, assim como estabelece o desemparedamento implantando na rede municipal. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica (VE), o contingente de educadores contaminados pelo vírus desde o dia 1º de fevereiro foi de 25 pessoas, sem contaminação interna ao ambiente escolar, em um cenário de movimentação de mais de 20 mil pessoas entre profissionais e estudantes.

“Jundiaí conta com protocolos sanitários rígidos que estão sendo seguidos por todos os educadores em todas as unidades municipais de Educação. O planejamento em formato híbrido, ou seja, com atividades on-line e presenciais focadas ao ar livre, foi apresentado às famílias, que manifestaram ou não o interesse em encaminhar as crianças para as atividades presenciais”, explica a gestora da UGE, Vastí Ferrari Marques.

Transporte – Jundiaí entra na Fase Vermelha do Plano SP com as mesmas 6 mil viagens que foram realizadas diariamente no último mês pelo transporte público, em Jundiaí, serão mantidas na Fase Vermelha, desta forma, contando com maior oferta que durante o pico do ano anterior. “Somente com o apoio de todos, no sentido de usar a máscara, higienizar as mãos e manter o distanciamento, será possível avançar na luta contra o Novo Coronavírus”, explica o gestor da UGMT, Aloysio Queiroz.

Além dos totens de álcool em gel disponíveis nos terminais de transporte público, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) irá instalar mais dispositivos para uso da população. Outra medida, será a intensificação das orientações por técnicos da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) para a atenção às regras sanitárias de proteção individual e coletiva. A higienização dos veículos – já realizada com lavagens e aplicação de produto sanitizante – deverá ser intensificada, bem como a limpeza dos espaços das plataformas.

VEJA TAMBÉM

ENXAQUECAS NA GESTAÇÃO: VEJA VÍDEO DA GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI