A onda dos lançamentos de produtos de maneira virtual chega às motos… Ontem, foi a vez da Kawasaki mostrar a sua nova esportiva ao mercado brasileiro. A nova supernaked Z900, que desembarca nas concessionárias da marca em agosto, começa com um preço especial de pré-venda pela internet de R$45.990 mais frete. Depois disso, ela passa a ser vendida pelo valor de tabela que será de R$ 47.990. A moto chega recheada de recursos eletrônicos e tecnologia dignos de última geração, com muita potência e um visual agressivo.

A versão 2021 da Z900 mantém o posto de supernaked mais potente da categoria. O motor 4 cilindros de 948 cm3 gera impressionantes 125 cavalos de potência e torque de 10,1kgfm a 7.700rpm.

Mais tecnológica, a Z900 chega com adição de diferenciais como KTRC (Kawasaki Traction Control) e Power Mode (Controle de Entrega de Potência), que podem ser combinados através do Riding Mode, dispondo de 4 opções de escolha: Sport, Road, Rain e Rider (configuração manual). Conta ainda com o exclusivo painel TFT e Bluetooth que permite conectar a Z900 ao smartphone, colocando o modelo em um patamar muito acima das concorrentes.

Além da performance, o visual foi aprimorado e o chassi recebeu melhorias, todo sistema de iluminação agora utiliza LED e as carenagens modificadas de modo minimalista. O conjunto de iluminação totalmente atualizado, com luz de placa, setas, lanterna traseira, luz de posição e farol, todos em LED. A lanterna manteve o já tradicional formato Z, característica da família naked Kawasaki. Novo desenho do farol contribui para o aspecto de predador em posição de ataque. Novas carenagens reforçam o visual agressivo e o porte da moto, bem como aletas de proteção, tampa do tanque de combustível e traseira novas.

Tocada eletrônica – Com o Controle de Tração (KTRC) atuando em tempo real, selecione um dos 3 modos de acordo com suas habilidades e o desempenho desejados. No Modo 1, menos interferências eletrônicas e mais “tocada”, recurso que auxilia na pilotagem esportiva com foco em curvas, facilitando o controle da aceleração e aderência. No Modo 2, as interferências acontecem um pouco antes, oferecendo um misto de esportividade e casualidade na pilotagem, aumentando a confiança do piloto com pequenas correções feitas pelo sistema. Já no Modo 3, o mais intrusivo, ao detectar que a roda está girando em falso os sensores enviam sinais para a ECU que reduz a potência na roda a fim de encontrar o ponto de tração e manter a trajetória sob controle. Este também é o modo ideal para uso em piso molhado, cascalho e outros de baixa aderência. Há ainda a possibilidade de desligar os recursos e sentir o poder do motor de maneira visceral.

Defina um mapa de potência com o Power Mode. Com o mapa na posição Low, desfrute de aproximadamente 55% da potência total disponível, ou se preferir, selecione o mapa Full e tenha 100% dos 125cv a 9500rpm produzidos pelo motor da Z900. A seleção Low é ideal para situações de baixa aderência e o nível de potência pode variar conforme as condições de rpm do motor e a posição do acelerador, aumentando a sensação de controle da motocicleta. E graças à adequação do escapamento a níveis ainda menores de emissão de poluentes (Euro5), com as novas modificações, não importa a faixa de rotação do motor para ouvir um ronco mais encorpado e agradável, além de estimulante para quem gosta de adrenalina.

Para facilitar o gerenciamento da parte eletrônica por quem pilota a nova Z900, a Kawasaki incluiu o Riding Mode, com 4 opções de escolha: Sport, Road, Rain ou Rider. No modo Sport o sistema ativa em conjunto o controle de tração KTRC nível 1 e o Power Mode Full, já no modo Road são acionados o KTRC 2 com Power Mode Full, e para manter o controle em pisos de baixa aderência, a seleção Rain, que ativa o KTRC 3 e Power Mode em Low. Com o modo Rider você desfruta da liberdade de combinar quaisquer modos do controle de tração com o controle de potência que desejar, são diferentes combinações que podem ser feitas durante a pilotagem através do joystick no punho esquerdo.

Conectada ao celular – O painel digital TFT e a conexão com seu smartphone elevam a Kawasaki Z900à uma nova geração de motocicletas urbanas altamente tecnológicas. A tela de 4,3” (10,9cm) permite aos usuários escolher entre 2 cores de fundo com 3 níveis de luminosidade cada. Na visualização informações como: velocímetro e conta giros digitais, indicador de marcha, shift light (barra de rpm muda de cor e fica toda laranja, indicando o momento para a troca de marcha), nível de combustível, hodômetros total e 2 parciais, consumo de combustível instantâneo e previsão de distância na reserva, velocidade média, tempo total, relógio, temperatura do líquido de arrefecimento, voltagem da bateria, lembrete da agenda de manutenção, de troca de óleo, indicadores dos sistemas atuantes (Riding Mode, KTRC, ABS), notificação de e-mail e chamadas do smartphone, Bluetooth e indicador de modo ECO.

Para aqueles que participam de Track Days, é possível acessar dados similares à telemetria das motos de competição. É possível recuperar e reverdados como condições velocidade, rotações do motor, marcha, força G e uso dos freios em cada ponto do circuito.

Um dos pontos fortes do modelo é a capacidade de manobrar e a agilidade nas mudanças de direção, que já eram características marcantes da geração anterior. Completando o pacote de equipamentos e benefícios do modelo, os freios ABS aumentam a segurança nas frenagens, garantidas pelos com discos de 300mm na dianteira e disco único de 250mm na traseira.

© Joaquim Rimoli | AutoMotori, com informações da Kawasaki do Brasil

FICHA TÉCNICA

Kawasaki Z900 2021

MOTOR: DOHC, 4 cilindros em linha, 16 válvulas
Cilindrada: 948cc
Torque Máximo: 10,1kgf.m a 7700RPM
Potência Máxima: 125cv a 9500RPM
Alimentação: injeção eletrônica, 4 x ø 36mm
Arrefecimento: a líquido
TRANSMISSÃO
Câmbio: 6 velocidades
Embreagem: multidiscos em banho de óleo, acionamento manual
CHASSI
Tipo: diamante em treliça
Material: tubos de aço
Ângulo de Esterço (esquerda/direita): 33º/33º


SUSPENSÃO
Dianteira: USD invertida de 41mm, ajustável na pré-carga, compressão e retorno, 120mm de curso
Traseira: monoamortecedor horizontal a gás, ajustável na pré-carga e retorno, curso de 140mm
FREIOS
Dianteiro: dupla de discos 300mm, pinças de 4 pistões opostos
Traseiro: disco simples de 250mm e pinça de pistão único
PNEUS
Dianteiro: 120/70ZR 17M/C (58W)
Traseiro: 180/55ZR 17M/C (73W)

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DIMENSÕES
Comprimento: 2.070mm
Largura: 825mm
Altura: 1.080mm
Peso: 212kg (pronta para uso)
Altura do Assento: 820mm
Distância Entre Eixos: 1.455mm
Distância Mínima do Solo: 145mm
CAPACIDADES
Tanque de Combustível: 17 litros
Preço Público Sugerido: R$47.990,00 + frete