Em entrevista ao programa Por Dentro da Política, da Assembleia Legislativa de São Paulo, o deputado estadual Junior Aprillanti informou que apresentou documento cobrando melhorias na Linha 7-Rubi, que atende Jundiaí e região. Este documento foi encaminhado ao Governo do Estado. Veja o vídeo:

Câmara – A primeira reunião sobre alimentos ultraprocessados e que deve integrar novo grupo de estudo sobre o assunto na Câmara Municipal será nesta segunda-feira, dia 29, a partir das 19 horas. O encontro será no ‘plenarinho’, sala anexa ao plenário na Casa de Leis, e foi aberto a especialistas, interessados e à população em geral. “Felizmente, chegamos a um número de confirmados que o espaço suporta. Portanto as inscrições estão encerradas, mas caso alguém se interesse em participar dos próximos grupos poderá sempre nos escrever ou procurar pelas redes sociais”, avisa o realizador do debate, o vereador Faouaz Taha, que atua neste assunto em parceria com o Procon Jundiaí e sua coordenadora, Gabriela Ribas Glinternik. Taha é colaborador do Jundiaí Agora(JA). Ele publica artigos quinzenalmente.

O objetivo da reunião é discutir com a sociedade e formar um grupo fixo – com a participação de médicos, engenheiros de alimentos, profissionais da saúde, do comércio e de grandes redes – para que seja elaborado projeto de lei do vereador Faouaz que pretende restringir o acesso de crianças aos alimentos ultraprocessados, considerados pela Organização Mundial de Saúde como aqueles com menor teor de qualidade nutricional e geralmente associados ao elevado apelo de propagandas.

“A ideia não é proibir nada, nem prejudicar a venda, mas conscientizar pais sobre o acesso desses alimentos a seus filhos. Já temos um projeto de lei considerado legal e vamos apresentá-lo para discutir com todos os interessados e, então, chegar a uma versão final viável e benéfica a todos”, diz o vereador. Sua ideia inicial seria que estes produtos fossem expostos em estabelecimentos comerciais em altura superior às crianças para que o acesso impulsivo não fosse facilitado. Entre os mais de 30 confirmados, estão profissionais da rede municipal, do Conselho de Segurança Alimentar da Cidade, além de médicos, engenheiros de alimentos e rede de supermercados.

Câmara 2 – A Colsan, o Hemocentro de Jundiaí, iniciou o ano necessitando de doadores de sangue. Desde a primeira semana de 2018, poucos voluntários compareceram à unidade. A Câmara Municipal convidou todos os servidores a colaborar. Como incentivo, o funcionário que doar sangue tem o dia de trabalho abonado, nos termos do Estatuto.

A Colsan atende de segunda a sábado, das 7h30 às 12h30. O endereço é Rua XV de Novembro, 1848. O doador deve levar documento original de identidade com foto, estar em boas condições de saúde e estar alimentado.

VEJA TAMBÉM

COM EMENDAS DE MIGUEL HADDAD, HU GANHA MAIS DE 20 NOVOS EQUIPAMENTOS