LOCKDOWN começa neste sábado. Veja coletiva de João Doria

lockdown

O governador João Dória acaba de informar, em coletiva no Palácio dos Bandeirantes, que o Estado de São Paulo todo voltará à Fase Vermelha. O lockdown começará à meia-noite deste sábado(6) e irá até o dia 19. Durante este período, quem não trabalhar em serviços essenciais, não poderá circular entre as 20 e 5 horas. As escolas continuarão funcionando.

Na última terça-feira(2), diante do colapso na saúde em cidades do interior de São Paulo, como Araraquara, Campinas e Bauru, (PSDB) promoveu reunião virtual com 616 prefeitos para debater a necessidade de um lockdown em todo o Estado. Patricia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico do governo paulista, João Gabbardo, chefe do centro de combate ao coronavírus em São Paulo e Marco Vinholi, secretário de Desenvolvimento Regional, também participaram. A Revista Exame adiantou que o Estado entraria em lockdown novamente.

O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, participou da reunião e disse considerar a quarentena uma medida essencial, segundo a revista, em matéria assinada pela jornalista Carla Aranha. Assista a coletiva:

Ainda na terça – Segundo relatos dos prefeitos, Gabbardo afirmou que não caso sejam tomadas mais duras como o lockdown, em 11 dias o Estado pode colapsar, em vista do que já ocorreu no Rio Grande Sul, Santa Catarina, Paraná e outras 16 unidades da federação, onde a taxa de ocupação de leitos de UTI já passou de 90% e, nos casos mais críticos, bateu a marca dos 100%. Em vista dessa situação, o governo de São Paulo deve decretar um lockdown nesta quarta-feira, dia 3. A princípio, a ideia é que o fechamento da economia dure duas semanas, informou a Exame.

“A intenção é evitar um cenário parecido com o de Manaus, com falta de insumos e hospitais sem condição de atender novos pacientes nas unidades de terapia intensiva”, diz Luiz Fernando Machado (PSDB), prefeito de Jundiaí. Machado abriu a reunião e foi escolhido para explicar, durante o encontro com os gestores municipais, por que considera a a quarentena uma medida essencial neste momento. “Queremos evitar um caos na saúde no estado”, registrou a revista.

Com o aval dos municípios, só os serviços essenciais, como supermercados, farmácias e postos de gasolina, devem funcionar nos próximos 15 dias. Doria deve anunciar nesta quarta a data de início da quarentena. Também deve ser detalhado o posicionamento em relação às atividades escolares, que não foi divulgado na terça durante a reunião com os prefeitos, conclui o texto da Revista Exame.

Nota da Prefeitura – Sobre a reunião, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí divulgou a participação de Machado que “falou do trabalho feito em Jundiaí e dos números da pandemia na cidade”. O texto afirma ainda que o prefeito destacou que “o momento pede responsabilidade pública, empatia e liderança. A vacinação em massa é o único caminho para controlar a pandemia e recuperar a economia. Não existe outra alternativa no longo prazo”, disse ele aos outros participantes.

Atualmente, de acordo com dados de seu Boletim Epidemiológico, Jundiaí tem 85% de ocupação de leitos em UTI pública e 79% em particular. A cidade contabiliza, desde o início da pandemia, 619 mortes e já aplicou 20.679 doses de vacina.

Concurso suspenso – A Prefeitura de Várzea Paulista informa que as provas do Concurso Público, que seriam realizadas nos dias 7, 21 e 28 de março estão suspensas, considerando as recomendações do Comitê Municipal de Acompanhamento ao Coronavírus.

A divulgação de nova data para aplicação da prova será divulgada em data oportuna por meio do Site da Prefeitura Municipal de Várzea Paulista, assim como da Empresa Organizadora, Fundação Vunesp, imprensa Oficial do Município e Diário Oficial do Estado de São Paulo com no mínimo 15 dias da data de realização.

A definição da nova data de aplicação se dará a partir da revogação do estado de emergência no município e/ou em momento propício à concentração de pessoas visando minimizar o risco à saúde de todos os envolvidos nos certames.

VEJA TAMBÉM

ESTRIAS NA GESTAÇÃO? ASSISTA AO VÍDEO DA GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI