LUCRO: Você tem de entender o negócio para chegar lá. Veja vídeo

LUCRO

Perguntinha chata esta que o consultor Alexandre Celani faz para os empreendedores: será que você teve lucro mesmo? Ou será que está tendo prejuízo. Para saber se o negócio está dando lucro é preciso entendê-lo. Dê play:

ALEXANDRE PADILHA CELANI

É orientador financeiro e gestão de negócios, administrador e economista. E-mail: www.invistaconsultoria.com.br; Facebook: www.facebook.com/invistaconsultoria e Instagram: www.instagran.com/consultoriainvista(Foto: Ricardo Dalmeida/Youtube)

CINCO DICAS PARA TER LUCRO NO DIA DOS PAIS

1) Simples e Autêntico – Uma das mudanças do perfil de consumo apontado pelo estudo da Euromonitor Intenational indica que os consumidores tendem, cada vez mais, a rejeitar o genérico, os produtos massificados. Desse modo, eles passam a valorizar mais os produtos locais, artesanais e/ou customizados. Um exemplo são as cervejas especiais (craft beers), que ocupam cada vez mais espaço nas gondolas dos mercados.

2) Recorrência – É o que faz a sua empresa ganhar dinheiro continuamente, a partir da conveniência do seu cliente e gerando, assim, uma relação sustentável com a empresa. Os clubes de assinatura são um ótimo exemplo. Você envia os produtos para o endereço dos seus clientes no prazo, preço e quantidade acordadas. Hoje, há assinaturas de alimentos, brinquedos, livros, brinquedos, roupas, rações, bebidas, cosméticos etc.

3) Saúde – Associar os benefícios dos produtos ofertados com o que pode eles podem proporcionar em relação à qualidade de vida, saúde e bem estar. Alguns produtos podem ser associados com uma vida ativa e saudável, como por exemplo uma roupa antitranspirante ou produtos naturais.

4) Experiência – Outra tendência que é percebida no consumidor moderno é a vontade de apreciar a experiência de consumo. Para tanto, vale agregar serviços para alavancar as operações do negócio. Um bom exemplo é a realização de oficinas onde pais e filhos (as) construam algo conjuntamente. Essa estratégia é utilizada por restaurantes que disponibilizam um chef instrutor, os ingredientes e os equipamentos necessários para que seja feito um prato específico.

5) Kits promocionais – Datas comemorativas são ótimas oportunidades de aumentar o ticket médio das vendas. A construção de kits promocionais é estratégica para aumentar o giro de estoque, bem como apresentar novos produtos ou serviços da loja. É importante se atentar à precificação dos kits de forma que seja atrativo para os compradores, e mantenha margem lucrativa para o estabelecimento.(Texto: Sebrae)

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