A massagem é uma técnica milenar, que além de provocar relaxamento, é capaz de proporcionar diversos outros benefícios físicos e emocionais. Pesquisas comprovam que o poder do toque e manobras realizadas na massagem é capaz de fortalecer o sistema imunológico do corpo, responsável por nossa defesa contra doenças.

Antes de falarmos um pouco mais sobre os benefícios e tipos de massagem, é preciso salientar a importância de contratar um profissional capacitado para garantir a eficácia e responsabilidade no serviço. Uma dica é procurar no site de classificados VIVALOCAL, que está presente em 15 países, incluindo o Brasil, e possui 14 milhões de usuários espalhados pelo mundo. No portal,são adicionados, diariamente, cerca de 10 mil anúncios, entre eles os de massagens de diversos tipos.

Durante uma sessão de massagem, o cortisol, hormônio liberado pelo organismo quando ficamos estressados, sofre uma redução considerável, o que ajuda muito a combater o estresse da vida moderna. Também através da massagem, é possível aumentar os níveis dos hormônios calmantes e benéficos, que são a serotonina e a dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer, o que explica o relaxamento e bem estar após uma sessão.Assim, o resultado é uma melhora significativa no humor.

Um estudo de 2010, realizado pelo Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles, descobriu que uma única sessão de 45 minutos pode reduzir significativamente os níveis do hormônio arginina vasopressina. Ele é o responsável por contrair os vasos sanguíneos e induz a pressão alta.

A mesma pesquisa revelou que a massagem aumentou os níveis de alguns glóbulos brancos do sistema imunológico. Isso inclui aqueles que ajudam a defender o corpo do câncer, infecções e vírus. Há também evidências de que a massagem pode acalmar a angústia mental. Algumas pesquisas financiadas pelo National Institutes of Health, mostraram que a massagem pode reduzir também os sintomas de depressão e ansiedade em mulheres grávidas.

Tipos de massagem

Segundo a Abramc (Associação Brasileira de Massoterapia Clínica), há quase 100 tipos diferentes de massagem. Cada tipo é exclusivamente projetado para alcançar um objetivo específico. Abaixo, apresentarem os cinco técnicas existentes para que você possa escolher a que mais tenha a ver com você:

Massagem tailandesa – A massagem tailandesa aumenta a flexibilidade, a circulação e os níveis de energia. Essa massagem é feita no corpo inteiro usando uma sequência de movimentos que são semelhantes aos alongamentos feitos na yoga. O massagista usa as palmas das mãos e os dedos para aplicar uma pressão firme; e estica e torce o corpo em várias posições.

Pedras quentes – Para a realização das massagens, as pedras são previamente aquecidas e ungidas com óleo para o deslizamento pelo corpo. Indicada para pessoas que têm dores musculares e tensão, ou que simplesmente querem relaxar. Ela serve para aliviar a tensão muscular, relaxar, melhorar o fluxo sanguíneo e a dor.

Massagem sueca – Essa variedade promete melhorar o fluxo sanguíneo para o coração, remover dejetos de tecidos, alongar ligamentos e tendões e aliviar tensão física e emocional. É um conjunto de técnicas de afagos e pressão.

Shiatsu – Um dos tipos de massagens mais conhecidas, essa massagem é feita a partir da pressão suave com os dedos, palmas das mãos e cotovelos em pontos específicos do corpo para aliviar dores e melhorar o fluxo de energia por meio de caminhos do corpo conhecidos como meridianos.

Massagem de aromaterapia – Essa massagem é indicada para pessoas que buscam se curar emocionalmente. Esse tipo de massagem melhora o humor; reduz o estresse e a ansiedade; alivia a tensão muscular e a dor; e reduz os sintomas da depressão. O massoterapeuta combina pressão suave e uso de óleos essenciais na pele e em um difusor.Às vezes, a massagem de aromaterapia se concentra apenas nas costas, ombros e cabeça.

Massagem tântrica–Essa massagem aproveita as energias sexuais no corpo Ela envolve meditação, estimulação genital e técnicas de respiração para relaxar a mente e o corpo, criar conexão, alcançar a iluminação e usar as energias sexuais para curar. Concentra-se no doador que dá prazer ao receptor, para que possam se render ao puro prazer e à cura terapêutica. Como a yoga e o zen, o objetivo é que o receptor esteja totalmente presente no momento.(Fotos: Divulgação/Unsplash)

VEJA TAMBÉM

SAIBA TUDO SOBRE PREVENÇÃO DE CORRIMENTOS VAGINAIS COM A GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD

FISK DA RUA DO RETIRO: SAIBA O QUE SÃO QUESTIONS WORDS. CLIQUE AQUI

OS 103 ANOS DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI