A Faculdade de Medicina de Jundiaí, a FMJ, promoverá mesa redonda para debater questões referentes à Febre Amarela, em função da situação atual da cidade de Jundiaí e região. O evento será no dia 13, das 11 as 13 horas, no auditório da própria FMJ e será voltado para todos os profissionais da área da saúde.
Na programação serão abordados aspectos clínicos, situação epidemiológica em 2017, vacinação, epizootia e perspectivas. Os palestrantes: Patricia Bonazzi, médica infectologista da FMJ; Magda Yuriko Ikeda, médica nefrologista da Vigilância Epidemiológica; Maria do Carmo Possidente, Enfermeira e Coordenadora do Programa de Imunização Municipal; Carlos Hitoshi Ozahata, médico Veterinário da Unidade de Vigilância de Zoonoses; Fauzia Raiza, dentista e sanitarista da Diretora de Vigilância em Saúde e Cinara Fredo, enfermeira da Gerente da Vigilância Epidemiológica.
Dados – O balanço divulgado da campanha de vacinação contra febre amarela, – até a última ação – realizada no sábado (4), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central – aponta a imunização de 263.709 mil pessoas, somente neste ano.
O montante – somado à estimativa de mais 100 mil pessoas já imunizadas em anos anteriores – totaliza 89% da população jundiaiense (409.497, segundo Censo IBGE 2017) imune à doença. Para esta semana a vacina permanece disponível em todas as UBSs durante horário normal de atendimento, e, nas quatro unidades com funcionamento em horário ampliado.
LEIA
PROJETO DE PROFESSORA DE VÁRZEA FICA EM SEGUNDO LUGAR EM PRÊMIO DO MEC
Jundiaí não registra suspeitas ou casos confirmados de febre amarela em humanos. Entre os 190 macacos encontrados mortos na cidade, 58 tiveram a confirmação de febre amarela, 35 foram negativos, 39 aguardam resultados e 58 foram classificados como inadequados para análise. As ações das equipes de monitoramento de campo continuam, com a orientação aos moradores com relação aos riscos dos criadouros de mosquitos aedes aegypti, que em meio urbano, são os responsáveis pela transmissão da doença.
Todas as UBSs ofertam, a partir desta segunda-feira (6), no mínimo 100 doses por dia, exceto o Posto de Saúde da Família (PSF) Vila Esperança. O atendimento para livre demanda, até 20h, será nas UBS Agapeama, Hortolândia e Tamoio. A UBS Novo Horizonte atende até 19h30.