As semelhanças e diferenças entre Brasil e MÉXICO, segundo Cristiane

Há pouco mais de um ano, a engenheira Cristiane de Freitas Martini recebeu a proposta da empresa onde trabalha para mudar de país. Ela aceitou e foi morar no México junto com o marido, Noel Nóbrega. Para o Jundiaí Agora ela falou sobre as semelhanças e diferenças entre México e Brasil. E, a princípio, não sabe quando vai arrumar as malas e voltar…

A senhora é natural de Jundiaí? Em qual bairro morou? Onde estudou?

Nasci em Campinas, mas meus pais viviam em Jundiaí. Meu último endereço aí foi no Eloy Chaves. Estudei no Divino Salvador e também no Leonardo Da Vinci.

Há quanto tempo está no México? Aliás, por que foi morar neste país?

Estamos no México ha 1 ano e 5 meses. Nos mudamos por uma proposta do meu trabalho.

– Trabalha? Se sim, detalhar…
Sim, trabalho em uma multinacional americana de alimentos para cães e gatos

Vem com frequência à cidade?

Umas três vezes por ano

– Quando vem, percebe grandes diferenças? Para melhor ou pior?
Já presenciei mudanças tanto positivas quanto negativas. Vejo melhorias em infraestrutura com obras recentes de viadutos por exemplo. Já no comércio vejo muitas lojas fechando.

– O que mais sente falta de Jundiaí?

A cidade fica perto de São Paulo, Campinas tendo acesso fácil a tudo o que oferecem essas cidades. Mesmo assim, ainda mantém a qualidade do ar e qualidade de vida, além de muitas áreas verdes, com um toque de interior. Acho essa combinação perfeita e difícil de se encontrar.

MAIS JUNDIAIENSES PELO MUNDO

NO RIO, EX-JUIZ VAI PARA O SEGUNDO TURNO

CANSADA DA VIOLÊNCIA E CORRUPÇÃO, ANA PAULA FOI PARA A AUSTRÁLIA

Como foi a chegada e a adaptação à nova vida?

Toda mudança de país tem sua curva de aprendizado e adaptação. Ao mesmo tempo que o México se assemelha muito ao Brasil por ser um país latino, possui uma cultura muito forte e muito influenciada pela história de conquista pelos espanhóis. Tudo isso influencia bastante na forma de trabalho e de fazer negócios. O mais importante é entender que não há forma correta e se pode chegar a um meio termo. A alimentação também é diferente. Com certeza, essa é a diferença mais gritante.

Dizem que em muitos aspectos (principalmente a alegria do povo) o México é muito parecido com o Brasil e também no nível de desenvolvimento? Quais as principais semelhanças e diferenças?

Sim, o povo mexicano é caloroso e acolhedor. Sem sombra esta é uma semelhança. A forma de dirigir e comida estão entre as maiores diferenças. Em relação à desenvolvimento, há diferentes aspectos a considerar. O México se beneficia muito da proximidade dos Estados Unidos e do acordo norte-americano. É possível encontrar produtos americanos a bons preços no México. Por outro lado, a economia do Brasil é muito maior. A diferença social no México é ainda mais expressiva e o país ainda está atrás do Brasil quanto ao desenvolvimento geral.

Como os mexicanos veem o Brasil e os brasileiros? Os meios de comunicação falam muito de nós.

Boa pergunta! Nunca perguntei o que pensam da gente. E os meios de comunicação não dão muita atenção às coisas do Brasil.

Procura saber o que está ocorrendo em Jundiaí também? 

Não busco informações específicas, mas acabam chegando via família e amigos.

A senhora votará no segundo turno das nossas eleições?

Não. Era preciso transferir o título de eleitor até o início deste ano e não sabia.

Como está vendo, de longe,  esta crise política e econômica que se instalou no Brasil e parece não ter fim?

É muito triste ver um país com tanta riqueza passar por um momento tão crítico economicamente. Vejo um país bastante polarizado nas eleições e, independente de quem venha a governar, terá anos muito difíceis pela frente com, não apenas baixo apoio, mas com alto índice de rejeição. Há muito tempo já não votamos mais a favor de quem se acredita que tenha os melhores planos de governo, mas a favor do voto útil, apoiando o candidato menos pior.

Pensa em voltar?

Apesar da distância da família ser muito difícil, acredito que ainda temos oportunidades melhores fora do Brasil devido à situação em que o país está. Mas isso não quer dizer que não queira voltar. Apenas só não sabemos quando será.