NARCISO quebraria a cara na tela do smartphone. E não seria o único…

NARCISO

Se o tal Narciso, aquela figura da mitologia que se apaixona pela própria imagem refletida na água, vivesse nos tempo atuais, com certeza já teria sucumbido à tecnologia e estaria vidrado diante da tela de um smartphone.

E Narciso não seria o único, claro, pois hoje em dia o que não falta é gente que gosta de aparecer. São os “narcisistas” ao extremo, que fazem qualquer coisa (qualquer coisa mesmo!!) para marcar presença nas mídias sociais. Mesmo que para isso tenha de pagar mico ou ser esculhambado publicamente. Afinal, o que importa é somar “likes”.

Esse desejo insano de aparecer e ser reconhecido publicamente é antigo. A história de Narciso não é de hoje não! Mesmo na época dos jornais impressos muita gente “vendia a mãe” para ter uma foto publicada nas colunas sociais ou ser objeto de alguma matéria jornalística. Quem trabalhou, como eu, nas redações, sabe bem disso. Antes do surgimento das mídias sociais, esse narcisismo era mais restrito, mas hoje a internet globalizou o que se pode chamar de egocentrismo exacerbado. Tudo o que a pessoa faz, ela posta e fica esperando as manifestações: curtidas, comentários, compartilhamentos.

A ideia de uma modelo me chamou a atenção recentemente. Fabiana Britto, ex-BBB na Itália, resolveu postar sua foto seminua, usando uma máscara cirúrgica, em alusão ao coronavírus. Estou perplexa até agora, pois não entendi a mensagem… mas isso não importa. Ela conseguiu viralizar na rede, apesar do evidente mau gosto. E os comentários foram aos mais diversos, com críticas e elogios. Aliás, as críticas fazem parte do jogo quando o assunto é mídias sociais. Se não está preparado para o bombardeio de manifestações negativas, então, mantenha-se anônimo.

OUTROS ARTIGOS DE VÂNIA ROSÃO

MUSAS DO CARNAVAL

O DINHEIRO DA DISCÓRDIA

MEU PRESENTE INESQUECÍVEL

Tenho uma certa pena da pessoas que postam comentários no Instagram ou face e ingenuamente acreditam que só vão receber elogios. Nem a Madre Teresa de Calcutá sairia ilesa da rede, caso fizesse alguma postagem. Hoje, as mídias sociais se tornaram praças de guerra, com disparos de todos os lados. Mesmo as opiniões mais inocentes e pueris podem ser distorcidas e transformadas em verdadeiras armadilhas verbais. Portanto, cuidado, pois muitas vezes o narcisista digital que quer tanto o reconhecimento público pode acabar num lamaçal. Como se diz por aí, quem não quer brincar, não desce no play, certo? (Foto: ainstem.wordpress.com)

VÂNIA ROSÃO

Formada em jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Trabalhou em jornal diário, revista, rádio e agora aventura-se na internet.

VEJA TAMBÉM

SAIBA O QUE PODE CAUSA CANDIDÍASE NESTE VERÃO. CLIQUE AQUI E ASSISTA AO VÍDEO

NA FISK DA VILA VIRGÍNIA, NA RUA DO RETIRO, PARCERIA ESPECIAL COM A CDL

VEJA COMO FOI A 103ª FORMATURA DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI