Cenário Econômico – Destaque negativo para a CIELO

Semana de lucros no nosso mercado. Os investidores decidiram embolsar os lucros e o índice Bovespa teve desvalorização de 3,14% no fechamento dessa semana aos 85.641 pontos. O destaque negativo ficou por conta das ações da Cielo (CIEL3).

Cielo  – A Cielo está sofrendo com a competição acirrada que desencadeou uma guerra dos preços entre as empresas de pagamentos. As ações ordinárias da empresa CIEL3, se desvalorizaram 17,89% na semana, cotada a R$ 10,60. Isso levou a empresa a ter a pior semana desde sua entrada no mercado. No ano, a desvalorização é de 51,81%.

A empresa está tentando se levantar. Nomeou como presidente Paulo Caffarelli, que comandou a recuperação do Banco do Brasil e disse que também tem investido em tecnologia para aumentar o portfólio de produtos, serviços e marcas no Brasil, disse o CFO Clovis Poggetti Junior.

Dólar – A moeda americana teve pouco mais de 1% de valorização na semana ante o fechamento de quinta-feira (1), cotada a R$ 3,736

Bolsonaro – O presidente eleito Jair Bolsonaro disse em entrevista na última quarta-feira (07), que em sua primeira semana de governo, abrirá os sigilos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por se tratar do dinheiro do povo e que a população precisa saber como o dinheiro está sendo usado.

Inflação de Outubro – O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi divulgado na última quarta-feira (7), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A inflação oficial do país no mês de Outubro foi de 0,45%. O indicador acumula inflação de 3,81% no ano e de 4,56% em 12 meses.

CADÊ MEU DINHEIRO? 

Juros americanos – Como esperado pelo mercado, o Banco Central americano mantém a taxa de juros (Fed Funds) na faixa de 2,00% a 2,25%, por unanimidade. O comitê observou que a atividade econômica dos EUA vem avançando a ritmo forte, e que o mercado de trabalho continua se fortalecendo. E reiterou que os aumentos graduais nos juros serão consistentes com a expansão econômica. (Foto: portalnoar.com.br)


DIOGO YAMASSAKE

Profissional do Mercado Financeiro certificado pela Comissões de Valores Mobiliários(CVM) e PQO BM&F Bovespa. E-mail – diogo.yamassake@wiseadvisors.com.br