NESTAS FÉRIAS, 290 crianças serão atendidas em quatro creches

Nas férias de janeiro, as creches funcionarão em “bolsões” de atendimento suplementar. Serão atendidas cerca de 290 crianças em quatro unidades escolares, segundo a Prefeitura de Jundiaí informou através de nota oficial. O atendimento de férias ocorrerá entre os dias 2 e 29 de janeiro. Serão 3 escolas em período integral (7h30-17h) e uma em período parcial (manhã: 7h30-12h30; tarde: 13h-18h). As inscrições já foram feitas.

Ainda não se sabe quantos funcionários da Prefeitura trabalharão nas unidade. O número dependerá da organização de cada setor (cozinheiras, operacionais, professores, diretores e agentes de desenvolvimento infantil).  Quanto ao custo, não é possível mensurar qual o investimento exclusivamente para manter as creches abertas em janeiro, uma vez que são utilizados recursos humanos e financeiros que já integram o quadro da UGE.

Pela internet – A Unidade de Gestão de Educação (UGE) informa que inscrições on-line estão sendo feitas para atendimento nas unidades escolares de 0 a 3 anos, nos anos de 2019, sendo 4026 crianças nas escolas municipais, além de 3498 crianças em unidades conveniadas com a Prefeitura. Segundo nota oficial “apesar do grande atendimento à população, não há como prever o número de chamados em lista de espera uma vez que há variáveis agindo neste montante, tais como: desistências, transferências, mudanças de endereço, aditamento de vagas, ampliação, construção, etc”.

As vagas são sempre concedidas em locais de escolha da família e no ato da inscrição os responsáveis podem inserir até três opções de escola ao seu critério: proximidade da residência, do local de trabalho, entre outros. Atualmente, constam na lista de espera 2812 crianças, conforme publicação em Imprensa Oficial de 05 de outubro deste ano.

Desde março/2018 as inscrições são realizadas de forma on-line, com a opção de inscrições presenciais neste ano. Após avaliação positiva do sistema, verificou-se a possibilidade de manter somente pelo meio online a partir de 2019. As inscrições podem ser feitas, inclusive, pelo aplicativo da Prefeitura em celulares, além dos tablets e computadores. Os formatos dos arquivos podem ser baixados da própria galeria de fotos do celular, o que torna este tipo de inscrição muito prática, sem filas e com economia de tempo e funcionários.

Nos casos em que não for possível obter o acesso à internet em sua própria residência, as famílias podem utilizar-se nos diversos pontos do Acessa Jundiaí, biblioteca, escolas, além de poder contar com o sempre pronto auxílio dos CREAS, CRAS e Conselho Tutelar, que também possuem acesso e podem ajudar a população. Dificuldades encontradas na inscrição on-line poderão ser solucionadas na UGE, presencialmente ou por telefone.

A listagem e verificação bimestrais são publicadas para que haja tempo hábil de realizar os devidos lançamentos, acompanhamentos e verificação de documentos. Os endereços são verificados no ato da inscrição, porém, algumas visitas podem ser realizadas de modo a se verificar a idoneidade das declarações, já que as vagas são para munícipes da cidade de Jundiaí.

VEJA TAMBÉM

MP QUER ROMPIMENTO DE CONTRATO ENTRE PREFEITURA E GAMP