Lançado no Brasil em 2011 como o primeiro carro popular japonês, o Nissan March é um daqueles bons modelos que andam meio esquecidos pelo consumidor. Também, com tanta oferta nesse segmento e vários projetos mais modernos, o pequeno Nissan sofre na mão dos concorrentes.
Mas para quem busca uma compra racional e quer ter na garagem um carro que ofereça um pouco à mais do que um simples compacto o March é uma boa opção.
Durante uma semana nós avaliamos a versão SL, topo de linha do modelo, equipada com motor 1.6 de 111 cavalos e câmbio CVT, batizado pela Nissan de X-Tronic. De cara a transmissão já é um diferencial do modelo, que foi o primeiro a oferecer essa opção continuamente variável dentro do segmento.
Para quem reclama das respostas lentas dos câmbios CVT, o March mostra que é um carrinho esperto, seja no trânsito urbano ou acelerando numa rodovia. Em outra oportunidade o AutoMotori avaliou a versão 1.6 com câmbio manual e a impressão é que o CVT não perde em nada quando o assunto é desempenho. Um dos segredos é o baixo peso do carro, são apenas 999 kg, o que garante as boas respostas ao acelerador.
Outro diferencial é o CVT(acima) de terceira geração, que conta com embreagem de acoplamento rápido, que elimina que o carro permaneça por muito tempo com uma relação de marcha muito baixa, que eleva demais a rotação e não deixa o carro embalar. Na prática, esse sistema elimina aquela sensação e estar a bordo de uma enceradeira, comum nos carros com esse tipo de câmbio. As saídas nos semáforos são rápidas e sem sufoco… Já rodando na estrada, a transmissão continuamente variável aumenta o conforto, aproveitando a inércia e o motor rodando a míseras 2 mil RPM a 120 km/h.
O March conta ainda com o recurso Overdrive, ativado por um botão ao lado da alavanca de mudanças, que ajuda nas arrancadas e ainda serve como freio-motor em descidas.
O compacto da Nissan foi um dos primeiros a oferecer direção elétrica progressiva, que faz com que ela seja macia nas manobras e em baixa velocidade e mais firme em velocidades mais altas.
O carro que avaliamos foi abastecido com etanol e obteve médias entre 9,5 e 10 km/l na cidade e passou dos 13 km/l rodando suave na estrada. Médias excelentes para um modelo automático.
Visual – O visual da carroceria, já meio cansado, ainda agrada. O modelo que avaliamos tinha faróis com lentes escurecidas, rodas aro 16 polegadas, calçadas com pneus 185/55. Esse conjunto, com pneus de perfil mais baixo, deixa o visual bem esportivo, porém sacrifica um pouco do conforto, transmitindo para o interior as irregularidades do piso.
Por falar em interior, o acabamento do lado de dentro abusa dos plásticos. Porém o conjunto é bem jovem e harmonioso, principalmente na parte central do painel, onde estão a central multimídia e o descolado comando do ar-condicionado, que remete ao painel do Mini Cooper. O Nissan March SL 1.6 CVT, tem preço inicial de R$ 62.990. ©Joaquim Rimoli | AutoMotori
Ficha técnica
Motor: Dianteiro, transversal, 4 cil. em linha, 16V, comando duplo, injeção eletrônica, flex
Cilindrada: 1.598 cm³
Potência: 111 cv a 5.600 rpm
Torque: 15,1 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio: Automático do tipo CVT, tração dianteira
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente McPherson na dianteira e por eixo de torção na traseira
Freios: Discos ventilados à frente e tambores atrás
Pneus: 185/55 R16
Dimensões
Comprimento: 3,82 m
Largura: 1,67 m
Altura: 1,52 m
Entre-eixos: 2,45 m
Tanque: 41 litros
Porta-malas: 265 litros
Peso: 999 kg
O incrível “carro abobrinha”
Como o personagem da semana é o Nissan March, aproveitamos para relembrar o comercial de lançamento do compacto no Brasil em 2011.
O filme faz pouco caso da concorrência, que sempre fazia o chamado face-lift, que nada mais é do que uma plástica no visual para vender mais. Divirta-se! ©Joaquim Rimoli | AutoMotori
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