Novo plano de ocupação e segurança para Ponte Torta está em estudo

NOVO PLANO

Como forma de reação à vandalismo praticado na Ponte Torta e também ao Escadão, a Prefeitura de Jundiaí discute um novo plano de ocupação para os dois espaços. A informação é do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) da Unidade de Gestão de Cultura (UGC). A Guarda Municipal realiza estudos para aumentar a segurança no local.

A Ponte Torta e o Escadão foram pichados no início deste mês. Depois de duas vistorias por agentes da Prefeitura, “um relatório com levantamentos das intervenções necessários para reparos das funcionalidades” está sendo preparado. O documento será entregue, em breve, à Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos que gasta, em média, gasta anualmente cerca de R$ 120 mil com reposição de cabos, torneiras, bancos e reinstalação de redes, após furto e vandalismo.

Ocupação e câmeras – Sobre o novo plano de ocupação, o DPH explica que os parapeitos de vidro, no entorno da Ponte Torta, deverão ser substituídos já que oferecem risco aos skatistas que utilizam o espaço. “Outra preocupação de requalificação diz respeito à integração entre os dois espaços, como forma de permitirá que sua ocupação seja integrada, e com intervenções artísticas de grafitagem, por exemplo, que costuma coibir atos de vandalismo”, explica a nota divulgada pela assessoria de imprensa da Prefeitura.

A Guarda Municipal informa que seguem em andamento tanto os estudos para a implantação das câmeras de segurança na região. O Setor de Inteligência da corporação também está fazendo levantamentos da atuação de gangues de pichadores que atuam na cidade.

O DPH realiza vistorias de rotina aos patrimônios públicos municipais e que intervenções pontuais de limpeza e substituição de instalações já vinham sido feitas para reverter ações de vandalismo e furto. A Prefeitura reitera que as denúncias de vandalismo podem ser feitas pelos telefones 153 da GM e/ou 190 da PM.