NOVO TRACKER luta contra os efeitos da pandemia na guerra dos SUVs

NOVO TRACKER

Hoje, se você me permite, quero iniciar este texto fazendo uma análise um pouco diferente sobre o atual momento em que vivemos. Quem poderia há alguns meses imaginar o pânico e o desequilíbrio da economia causados pela pandemia do novo Coronavírus? Se essa doença bagunçou com as nossas vidas, imagine como ficou a situação de uma empresa do tamanho da GM, que depois de trabalhar meses para criar um produto, algo que consome milhões de dólares, foi obrigada a tomar a decisão de lançar o novo Tracker neste momento…

Pode parecer fútil falar de uma companhia bilionária numa hora destas, não é? Só que não! Lembre-se que milhares de pessoas, cujos empregos, que aliás andam cada vez mais raros, dependem desse lançamento se veem ameaçadas de uma hora para outra. Não são apenas os trabalhadores de uma empresa gigantesca como a GM que dependem disso. Existe toda uma cadeia de fornecedores, que inclui as mais de 500 concessionárias da marca. Sãocentenas de empresas, trabalhadores e famílias que dependem do sucesso de um novo produto para sobreviverem.

E qual foi a saída? Para a GM do Brasil o jeito foi seguir em frente, acreditar no sucesso do seu produto e apostar no melhor. Um novo conceito em SUV – A nova geração do Chevrolet Tracker chega com potencial para liderar uma verdadeira transformação no segmento dos utilitários esportivos compactos.

Para dar conta do recado a aposta foiremodelar completamenteo carro, antecipando tendências e dando voz aos desejos do consumidor brasileiro, o que aliás não é muito comum no setor automotivo, que para privilegiar a redução nos custos oferece produtos que já existem em outros mercados…

Neste quesito a Chevrolet do Brasil foi exemplar ao se preocupar em oferecer um SUV que atenda aos desejos do nosso mercado.Seja no desenho da carroceria, na economia do conjunto mecânico, na preocupação com a segurança,no cuidado com o conforto, em atender os desejos por mais conectividade e, finalmente, por oferecer desempenho que satisfaça o gosto do consumidor mais exigente.

Outra sacada, apenas possível pelo fato de produzir o novo Tracker aqui no Brasil, foi a de oferecer uma maior oferta de versões, configurações e modelos.

Vale lembrar que o desenvolvimento deste novo SUV global da Chevrolet foi baseado desde em pesquisas de engenharia até estudos de inteligência de mercado, incluindo clínicas com clientes aqui no Brasil.

Design atraente e agressivo – O desenho da carroceria do novo Tracker mistura robustez, esportividade e elegância. Começando pelas laterais, a gente nota que a silhueta ficou mais fluída e dinâmica, reforçada pela linha ascendente que conecta faróis, maçanetas e lanternas. Os designeres também valorizaram os vincos, que além de aumentarem a rigidez, acentuam o estilo atlético. Unindo forma e função, o desenho ganhou uma terceira janela na coluna C, melhorando a visibilidade nas manobras.

Na parte inferior da carroceria, toda a base dos para-choques, das portas e dos para-lamas contam com uma moldura escura que cria uma ilusão de ótica que amplia a sensação da altura do veículo em relação ao solo, tudo reforçado pelo desenho mais quadrado das caixas de rodas. E por falar em rodas, elas passam a vir de série com 17 polegadas.

Na dianteira, destaque para os faróis Full LED, com projetores para luz baixa e alta com poder de iluminação de duas a três vezes maior que os sistemas tradicionais. O conjunto traz ainda luzes de condução diurna (DRL) e um inovador sistema de luz auxiliar lateral que amplia em 11% a área iluminada em manobras e curvas.

A tampa traseira, item polêmico nas últimasversões, finalmente foi redesenhada.Agora ela cria uma maior harmonia com o restante do carro.

Interior tecnológico, espaçoso e requintado – Graças à redistribuição dos elementos mecânicos, que vermos um pouco mais adiante no texto, foi possível conseguir um maior aproveitamento do espaço interno. A combinação de formas, cores, materiais e texturas da cabine do novo Tracker se traduz em um ambiente aconchegante e de aspecto sofisticado.

Os traços horizontalizados reforçam a sensação de amplitude do painel, que está mais largo e foi levemente rebaixado para dar uma maior sensação de domínio da direção. O design da peça foi pensado para a melhor visualização dos instrumentos pelo motorista. A tela central de LCD de oito polegadas tipo pedestal, por exemplo, que é o grande protagonista e, assim como toda a porção central do painel, fica levemente inclinada para facilitar o acesso aos comandos.

As peças que o motorista mantém maior contato receberam atenção especial. Para começar, o volante oferece uma boa empunhadura e permite ajustes de altura e profundidade. Sua base reta foi pensada para dar maior liberdade no embarque e desembarque, além de agregar esportividade.

Assim como o volante, o apoio de braço do console central também é revestido com material agradável ao toque. À frente há porta-objetos com suporte para smartphones, que deixa o aparelho melhor encaixado para evitar ruídos de trepidação. A manopla da transmissão e o carregador wireless também ficam apoiados sobre o console central, que se estende até os comandos do ar-condicionado.

O acabamento interno das portas está totalmente integrado com o do painel, com linhas e materiais que criam um aspecto de continuidade. Destaque para acabamento em dois tons (preto e azul) na versão Premier.

Outra evolução do novo SUV da Chevrolet está no compartimento de bagagem 30% maior. Ele se aproxima agora dos 400 litros de capacidade. Um recurso interessante é que a base agora pode ser ajustada em dois níveis de altura. No mais baixo, o usuário amplia a área de transporte em 36 litros. Já com a bandeja no nível mais alto, cria-se uma espécie de superfície plana quando o encosto dos bancos é rebatido, o que facilita a acomodação de objetos compridos ou pesados.

Maior atenção à segurança – Como você já deve ter lido e visto pelas ruas, o segmento dos SUVs compactos é o que mais cresce em volume no mundo inteiro.

Um fato curioso é que enquanto clientes que migram de veículos de entrada costumam preferir SUVs mais econômicos e com bom desempenho, aqueles acostumados a automóveis de passeio maiores e mais confortáveis prezam por SUVs que ofereçam sofisticação e tecnologias inovadoras de segurança e conectividade.

Para começar a estrutura do veículo é completamente nova, adotando um maior percentual de aços de alta resistência e mais uma série de tecnologias que contribuem para que o veículo ofereça um pacote de itens de proteção aos ocupantes.

O Tracker 2021 traz de série seis airbags, cintos de segurança dianteiros com sistema de pré-tensionadores, controle eletrônico de estabilidade e assistente em partida em rampa de série em toda as versões, assim como recursos altamente tecnológicos que otimizam a performance do veículo.

Já o sistema de freios conta com assistente de frenagem para situações de perda de eficiência por aquecimento, situação comum em descidas de serra, quando a frequência e a intensidade de uso do freio é mais intensa. O sistema faz com que o veículo aumente automaticamente a pressão do conjunto hidráulico para que o motorista não precise elevar demasiadamente a força de aplicação no pedal para realizar as frenagens.

Outro mecanismo trazido pelo Tracker é o de atuação do sistema de freio em curvas. O veículo analisa constantemente a velocidade, a aceleração lateral e o ângulo de esterçamento do volante para otimizar a distribuição da força de frenagem em cada roda, aumentando a estabilidade e melhorando a dirigibilidade do carro.

O veículo conta ainda com recurso que ajuda a manter a trajetória em frenagens em linha reta, podendo aplicar uma força específica em cada roda, compensando variações comuns de aderência da pista ou da distribuição irregular do peso de carga.

Outra novidade é a opção do sistema de alerta de colisão com sistema de frenagem autônoma em caso de emergência para mitigar ou mesmo evitar acidentes. Um recente estudo interacional mostrou que este tipo de tecnologia é capaz de evitar até metade das colisões frontais de trânsito. Uma câmera localizada no alto do para-brisas faz o monitoramento visual, enquanto sensores ultrassônicos fazem a leitura a fim de detectar a aproximação de algum outro veículo à frente. Primeiro, o Novo Tracker tanta alertar o condutor por meio de um alarme sonoro e de um faixo luminoso que é refletido na base do para-brisas. Caso não haja qualquer reação do motorista, o sistema aciona automaticamente os freios.

O pacote de segurança do novo Tracker ainda oferece alerta de ponto cego, sensores de estacionamento dianteiros, traseiros e laterais com indicação gráfica no computador de bordo e câmera de ré com linhas guias que projetam a movimentação do veículo conforma o ângulo de esterçamento do volante.

Mecânica mais eficiente – O desenvolvimento mecânico do novo Tracker foi pautado pela melhor relação entre prazer ao dirigir, eficiência energética e baixo custo de manutenção. A fórmula encontrada pelos engenheiros da GM para alcançar este perfeito balanço foi o investimento em tecnologias inovadoras.Em relação à economia, o Tracker inova no que se diz respeito ao downsizing.

O novo modelo estreia com uma nova família de motores turbo que o deixam até 17% mais econômico. Índices que posicionam o modelo como o Flex mais econômico do seu segmento mesmo em condições combinadas de uso, apontam as médias do Inmetro.

São duas opções de motores ECOTEC três cilindros: 1.0T (16,8 kgfm e 116 cavalos) e 1.2T (21,4 kgfm e 133 cavalos), esta última disponível exclusivamente com transmissão automática.

Segundo a GM, na configuração de entrada, com transmissão manual, o Novo Tracker mostrou rodar médias até 14,8 km/l (G) e 10,4 km/l (E) em perímetro rodoviário e até 13 km/l (G) e 9 km/l (E) em trechos urbanos, números impressionantes levando em consideração o tamanho do veículo. Com transmissão automática as médias de consumo do Novo Tracker 1.0T são 13,7 km/l (G) 9,6 km/l (E) e 11,9 km/l (G) e 8,2 km/l (E), respectivamente.

Já o modelo 1.2T percorre, na estrada, médias de 13,5 km/l (G) e 9,4 km/l (E). Na cidade, os números passam para 11,2 km/l (G) e 7,7 km/l (E).

Quanto ao comportamento em acelerações e retomadas de velocidade, o Novo Tracker 1.0T se destaca em relação a outros modelos turbinados ou a modelos até 1.8L aspirados. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 10,9s.

Para quem busca um SUV mais potente, a Chevrolet oferece o Novo Tracker 1.2T, que tem desempenho semelhante a rivais com motor 2.0L aspirados, por exemplo.

Outra vantagem dos motores do Novo Tracker é que eles trabalham numa faixa de rotação mais baixa, o que contribui para um maior silêncio a bordo. As duas opções de propulsores contam com o que há de mais atual em termos tecnológicos no segmento, como bloco de alumínio, cabeçote com duplo comando variável de válvulas, coletor de escape integrado, bomba de óleo de duplo estágio de pressão variável, além de diversos conceitos inovadores ou até mesmo inéditos na categoria.

Agora é torcer para que a quarentena acabe logo para que possamos avaliar o novo Tracker e contar para você, em uma nova reportagem, como ele se comporta na vida real.

Até lá, vamos ficar em casa para garantir a saúde, combinado? ©Joaquim Rimoli|AutoMotori, com material fornecido pela GM do Brasil

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