Cresce número de UNIVERSITÁRIOS com mais de 50 anos

Eles têm idade para ser pais, às vezes, até avós de seus colegas de classe. Uns estão pela primeira vez em uma faculdade, outros já conhecem de longa data a vida acadêmica. De acordo com o Censo de Educação Superior 2017, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), em sete anos, o número de universitários com 50 anos ou mais em faculdades cresceu 73,6%.

No último ano, mais de 73 mil alunos com idade avançada ingressaram no primeiro ano do ensino superior no país, dos quais, 62% optaram pelo ensino EAD. Se observar apenas as modalidades de ensino, o EAD registrou alta de 162% durante 2010 e 2017, contra 9,82% do presencial.

A vida universitária não é novidade para todos os alunos sênior. Roserval Du Carmo, 51 anos, é um grande exemplo disso. Hoje, ele está em sua quarta formação acadêmicae não pretende parar por aí. “Eu nunca parei de estudar, sempre estava fazendo algum curso. Entre eles, corte e costura, pintura e planejamento de manutenção predial”, contou com orgulho o estudante do 6º semestre de Jornalismo.

Até chegar ao curso atual, Roserval já obteve formação em Contabilidade, Processamento de Dados e Publicidade e Propaganda. Apesar da idade, o universitário se sente como aprendiz e multiplicador. “Aproveito a experiência profissional para me ajudar e ajudar os colegas. Gosto de interagir com eles e não sinto nenhuma dificuldade”, conta. Ávido por conhecimento, ele diz se sentir bem no ambiente universitário. “Estar no meio dessa galera com idade entre 19 e 25 anos me fascina e me oxigena”, conclui.

Vários fatores levam quem já passou dos cinquenta a tomar coragem para encarar os desafios e correr atrás do sonho do diploma. As bolsas ofertadas pelo Educa Mais Brasil são um importante estímulo para pessoas de todas as idades. Interessados em estudar podem acessar o site do programa educacional e conferir todas as oportunidades disponíveis. Os descontos podem chegar a até 70% para graduação. Fonte: Bárbara Maria – Agência Educa Mais Brasil