Socorro, meu olho está POSSUÍDO…

Quem nunca passou um dia inteiro lutando para que o olho parasse de tremer? Eu tinha receio de que algum homem achasse que o meu desconforto sugerisse segundas e/ou terceiras intenções com ele se percebesse a tremedeira ocular. Dava impressão até que o olho estava possuído…

Apesar de ser um incômodo, na maioria das vezes, a mioclonia (tremor involuntário das pálpebras), é inofensiva e acontece no músculo palpebral ou no músculo orbicular (ao redor dos olhos). Geralmente, é benigno, ou seja: não é sinal de nenhuma doença.

As razões para a mioclonia variam e podem estar ligadas à cansaço, ansiedade, estresse, consumo excessivo de cafeína, nervosismo, falta de potássio, uso de óculos com graduação indevida, ponto solto após cirurgia ocular e algumas doenças como: olho seco, ceratite e alergia ocular.

Doenças do sistema nervoso também podem desenvolver as terríveis e irritantes tremedeiras, tais como: blefaroespasmo e o espasmo hemifacial, que provocam contrações involuntárias e frequentes dos músculos em torno dos olhos, porém, nesta hipótese especificamente, os tremores podem acometer também os músculos ao redor da boca e do rosto e perdurar por várias semanas.

Se a mioclonia ocorrer de forma esporádica, não é necessário nenhum tratamento específico, apenas paciência, pois desaparecerá assim como surgiu, mas caso o sintoma seja recorrente, aconselha-se consultar um médico oftalmologista para uma minuciosa investigação, afinal o tratamento dependerá do diagnóstico correto.

Segundo os supersticiosos, se o olho direito tremer significa que a pessoa vai ter alegrias num futuro próximo, se for o olho esquerdo, significa o contrário.

Seguindo na linha satírica, o assunto, embora de aspecto simples, merece aconselhamento que ouso especificar na seguinte ordem:

Olhos tremendo – sugerem (sob a ótica da malícia) possibilidade de paquera.

Piscadelas incessantes (questão de gênero) implicam na dúvida da identificação do sexo.

Tremedeira ocular seguida de meneio da cabeça, arremete para um possível estado neurastênico.

Já o tremelique ocular incessante somado aos frouxos de risos, nos arremete à pessoa do palhaço tentando animar a petizada.

OUTROS ARTIGOS DE ELAINE FRANCESCONI

NÃO DÁ PARA SER FORTE O TEMPO TODO

AOS MEUS PEQUENOS COM AMOR

FAKE NEWS

DOCILIDADE

MENINO TRAVESSO

LÁGRIMAS DE CROCODILO

ESPELHO, ESPELHO MEU, EXISTE ALGUÉM MAIS BELO DO QUE EU?

Assim, já que os olhos são a janela da alma, diante do quadro incomum de ter que suportar olhos piscantes como se estivessem batendo palmas, procure um profissional adequado e cuide de seus olhos, pois, vale a pena observar o velho adágio: “Em terra de cegos que tem um olho (que não pisca enlouquecido) é Rei”. (Foto: www.mbbforum.com)


ELAINE FRANCESCONI

Bacharel em Zootecnia (UNESP Botucatu). Licenciatura em Biologia (Claretiano Campinas). Mestrado (USP Piracicaba) e doutorado (UNICAMP Campinas) em Fisiologia Humana. Professora Universitária e escritora.