ONÇA-PINTADA : 1º filhote por inseminação artificial nasce em Jundiaí. VEJA VÍDEO

ONÇA-PINTADA

No dia 16 de fevereiro de 2019 nasceu na Associação Mata Ciliar, em Jundiaí, o primeiro filhote de onça-pintada de inseminação artificial do mundo. Este nascimento inédito representa um grande avanço científico e é resultado de um projeto do Centro Brasileiro para a Conservação dos Felinos Neotropicais desenvolvido pela Associação Mata Ciliar (AMC) em parceria com o Center for Conservation and Research of Endengered Wildlife (CREW) do Cincinnati Zoo & Botanical Garden e com a Universidade Federal do Mato Grosso.

A inseminação artificial foi feita com sêmen fresco coletado de um macho de onça-pintada residente na AMC. Após 104 dias de período de gestação, uma das onças-pintadas selecionadas pelo projeto, chamada Bianca, deu a luz a um único filhote.

A pequena oncinha nasceu saudável e vigorosa e Bianca apresentou um excelente cuidado maternal com seu filhote. Infelizmente, depois de dois dias, o filhote veio a óbito. Não foi possível saber a causa da morte, pois antes que a equipe de veterinários pudesse realizar uma análise, em um comportamento natural, o filhote morto foi comido pela mãe.

Isto não é incomum tanto em cativeiro como na natureza, principalmente tratando-se de carnívoros. Bianca é mãe de primeira viagem e isso também pode ter influenciado no ocorrido. Para o pessoal da Mata Ciliar contudo, o nascimento do filhote é um resultado muito positivo para a conservação da onça-pintada, considerando que trata-se da espécie de felino mais ameaçada de extinção no Brasil.

“A onça-pintada é a última das sete espécies de felinos de grande porte que passou pelo procedimento de inseminação artificial (IA). O nascimento desse filhote é um importante marco histórico e revigora a possibilidade do uso da reprodução assistida como uma ferramenta no manejo para conservação dessa espécie de gato ícone”, afirma o Dr. Bill Swanson, pesquisador do CREW.

“De uma perspectiva científica, nós estamos celebrando o fato de que o filhote nasceu com saúde e que a inseminação artificial (IA) foi um sucesso” disse Lindsey Vansandt, pesquisadora do CREW.

Este projeto tem por objetivo validar e aperfeiçoar as técnicas de reprodução dos felinos, possibilitando realizar a coleta de sêmen de indivíduos em cativeiro e inseminando animais de vida livre, aumentando a variabilidade genética das populações e ampliando as perspectivas de conservação dessas espécies ameaçadas de extinção.

CIAO A TUTTI!!!

SEGREDOS DA BANDEIRA ITALIANA

MULHERES ITALIANAS

O LUXUOSO CARNAVAL DE VENEZA

O VINHO MONTALCINO

O DIA DOS NAMORADOS NA ITÁLIA

VEJA TAMBÉM

O FACEBOOK DO JA