PADROEIROS do Brasil, livrai-nos deste mal, o coronavírus…

padroeiros

No dia 19 de março, a Igreja Católica comemora o Dia de São José, carpinteiro escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus. Muito venerado, é o Padroeiro das Famílias. A partir de 3 de abril de 2014, canonizado pelo Papa Francisco, outro importante José entrou para a lista canônica: São José de Anchieta. Mas existem outros padroeiros no Brasil…

Anchieta, nascido no dia 19 de março de 1534, na Ilha Tenerife, uma das sete que compõem o Arquipélago das Canárias, foi declarado, em 2015, durante a Assembleia Geral da CNBB, o copadroeiro do Brasil.

Como é sabido, José de Anchieta veio para o Brasil ainda muito moço; há registros de que tinha menos de 20 anos e era noviço. Integrou a frota do segundo Governador Geral, Duarte da Costa. Era extremamente dedicado à religião e ao estudo. Aprendeu as línguas tupi e guarani para melhor se comunicar com os indígenas e compôs as obras: Arte e Gramática da Língua Mais Falada na Costa do Brasil e A Cartilha dos Nativos.

Profundo conhecedor do latim, nessa língua escreveu, na areia da praia Iperoig, hoje Ubatuba, os 4.172 versos do Poema à Virgem. Essa ação é retratada no quadro pintado por Benedito Calixto, onde a escrita foi feita com a ajuda de um bastão.

São José de Anchieta, conciliando seu talento dramatúrgico e poético com o objetivo do ideal missionário, usou o teatro para entretenimento e catequese dos indígenas.

Atuou, promovendo a paz, no conflito entre as tribos dos tamoios/tupinambás e Duarte da Costa, na Confederação dos Tamoios. Em 1554, ele e o jesuíta Manuel da Nóbrega, pretendendo a catequização dos índios carijós, que habitavam o planalto, subiram a Serra do Mar e levantaram tosca habitação para ser o Colégio Jesuíta.

Sabedores de que, no dia 25 de janeiro era comemorada a data de conversão do Apóstolo Paulo, os padres José de Anchieta e Manuel da Nóbrega celebraram uma missa para lembrar a importância dessa data.O ato foi o marco da fundação da cidade de São Paulo. São José de Anchieta faleceu em 1597, aos 63 anos, na Vila Iriritiba, Espírito Santo, que hoje tem o seu nome.

MAIS ARTIGOS DE JÚLIA FERNANDES HEIMANN

HILDA HILST

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

PALAVRAS: ARTE E PODER

Outro dos padroeiros do Brasil é São Pedro de Alcântara, por pedido de D. Pedro I ao Papa Leão XII, em 1826, sendo seu dia comemorado em 19 de outubro. São Pedro de Alcântara foi um frade franciscano que organizou a Ordem dos Capuchinhos. Sua vida foi dedica à oração e ao desapego dos bens materiais, tendo sido notável pregador. Foi diretor espiritual de Santa Teresa D’Ávila e a ajudou a fundar a Ordem das Carmelitas. Morreu de joelhos, rezando e olhando para o Céu. Faleceu aos 63 anos, como São José de Anchieta.

Temos, também, uma padroeira muito venerada: Nossa Senhora Aparecida, seu dia é comemorado em 12 de outubro. Neste momento de tanta aflição, que nossos padroeiros nos protejam e peçam a Deus que nos livre do perverso coronavírus. E, nós, claro, vamos fazendo a nossa parte!

JÚLIA FERNANDES HEIMANN

É escritora e poetisa. Tem 10 livros publicados. Pertence á Academia Jundiaiense de Letras, á Academia Feminina de Letras e Artes, ao Grêmio Cultural Prof Pedro Fávaro e á Academia Louveirense de Letras. Professora de Literatura no CRIJU.

VEJA TAMBÉM

ENXAQUECAS NA GESTAÇÃO: VEJA VÍDEO DA GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI