Sou da área de alimentos, sou cozinheira por DNA materno, fiz química, nutrição, gastronomia e continuo estudando sobre  alimentos, estou rodeada por cientistas da área de alimentos, mestres e doutores que dedicaram a suas vidas estudando reações químicas, tecnologia dos alimentos, metabolismo… E sabe o que eu descubro a cada dia, a cada aula a cada mestre que conheço: que sabemos muito pouco sobre os alimentos e precisamos aprender muito ainda. Hoje vou falar um pouco do pão nosso de cada dia. Mas, com ou sem glúten?

Acho que não dá para ficar criticando a quinoa no prato alheio, tão pouco detonar os alimentos industrializados sem conhecer a tecnologia dos alimentos. Não dá para zombar do suco verde e achar um horror quem não toma leite,e cá entre nós, deixa quieto quem gosta de carne.

Apesar de toda a ciência, a vida continua sendo simples: Comer para crescer! Feijão é bom, arroz é o máximo, bife é proteína, salada tem que ter, vai um pouco de gergelim no prato? E daí?  Comer é cultura, e a alegria de estar rodeada de gente, e o cheirinho do bolo da vovó, sabe aquele bolo que tem glúten, esse mesmo… E se eu não quero mais comer glúten? Por que não quer? Informou-se? Está ciente o que é glúten? Buscou orientação correta porque comer ou não comer e mesmo assim decidiu que vai fazer seus bolos só com fécula de batata e farinha de arroz ao invés de trigo… Ok! Você tem esse direito.

Quem é mais saudável?  Quem tem mais criatividade com batata doce?  Quem tem mais grão no prato? Quem tem gordura mais nobre?

A pergunta é : Quem está saudável? O que é ser saudável?

Nem quem fica contando calorias, nem quem esquece totalmente delas. Nem quem só come salada verde ou aquele que  não passa perto delas.  Nem quem é vegetariano sem se cuidar ou carnívoro desenfreado. Nem quem come tudo o que vê pela frente, nem quem fica fazendo graça demais diante de algo tão sagrado: COMIDA.


OUTROS ARTIGOS DA NUTRICIONISTA CIBELE VAZ DE LIMA

EM CADA CANTO, EM TODOS OS CANTOS, O JOSÉ QUE NINGUÉM ENXERGA

COM O AÇÚCAR VEM A PERGUNTA: CADÊ MEUS DENTES?

SONHOS RECHEADOS

UM DELICIOSO MOLHO DE TOMATES COM PELOS DE RATO

HISTÓRIAS DE MÃE E DE AMOR, ESSA PALAVRA DE LUXO  

ESTE ALIMENTO É SEGURO. SERÁ?  

POR UM MOTIVO OU POR OUTRO, NÃO DEIXE DE COMER MAÇà 


Coma o que você gosta, com equilíbrio, moderação, com responsabilidade diante da natureza, diante da SUA natureza, coma com alegria, saiba o que é mito e o que é verdade e sobre tudo valorize a tua cultura, os hábitos dos teus ancestrais, a vida é um ciclo, ciclos tem começo, meio e fim e comer é só uma parte desse ciclo tão imenso, importantíssimo sim, e por isso não dá para ficar discutindo, com tanto grão, com tanta caloria e brigando com quem evita lactose ou quem cozinha com banha de porco.

Sente-se, sirva-se. Coma e beba. Você precisa caminhar, você precisar “crescer”, você precisa viver.

 

GLÚTEMCIBELE VAZ DE LIMA
É nutricionista, especialista em qualidade e segurança dos alimentos. Atua na indústria alimentícia e como palestrante. Observadora e pesquisadora de comportamento humano na área da alimentação.