Parada LGBT: reforço policial para evitar confrontos com ‘bolsonaristas’

A Parada do Orgulho LGBT de Jundiaí ocorrerá neste domingo(30), das 12 às 21 horas, no centro da cidade. A expectativa é de que o público ultrapasse as 20 mil pessoas do ano passado. Assim como no restante do país, o tema da parada deste ano em Jundiaí será as eleições de outubro. Para os organizadores, o público LGBTs precisa ter mais representantes no cenário político para sair das margens da sociedade. Uma questão que vem sendo discutida nas últimas horas é a possibilidade de um enfrentamento entre participantes da Parada LGBT e correligionários de Jair Bolsonaro. Neste domingo, 10 horas, começará uma carreata dos simpatizantes do candidato a presidente da República. 
Está confirmada a participação do Coletivo Nacional Mães pela Diversidade. Elas ‘puxarão’ a caminhada pelo centro. A praça Ruy Barbosa, ao contrário do ano passado, contará com um palco para exibição dos artistas. Nele também serão feitos shows e pronunciamentos da organização do evento.
Na última sexta-feira(28), o prefeito Luiz Fernando Machado recebeu em seu gabinete uma comissão da organização da parada. Estiveram com ele a Musa Drag 2018, a Rainha Ohara(esquerda) e a Musa Transexual, Bruna Ohara(direta), assim como a coordenadora do concurso das musas deste ano, Tati Ostentação.
As principais ruas do centro de Jundiaí serão interditadas e amarelinhos orientarão os motoristas nos cruzamentos. Nas nove horas de parada será preciso procurar rotas alternativas para quem quer cruzar a cidade, como os viadutos da Duratex e da vila Rio Branco.
Por questões de segurança, a avenida Nove de Julho foi vetada desde o ano passado para realização do evento. A via que precisa estar livre para a passagem de bombeiros e policiais em casos de emergência. Por este motivo, a parada passou a ocorrer no centro. A parada terá trio elétrico, banheiros  químicos na concentração e ao longo do percurso. Também haverá segurança.


No ano passado, o evento teve em torno de 15 a 20 mil participantes. A expectativa dos organizadores é de que a Parada 2018 tenha público ainda maior. Ainda segundo os organizadores, um dos motivos para tamanho movimento é a nova localização. A praça Ruy Barbosa agradou muito pelo fácil acesso e segurança.
LEIA TAMBÉM
A concentração será na praça. Depois, os participantes seguirão pela rua Barão de Jundiaí até a Siqueira de Moraes. O retorno será pela rua do Rosário. O comércio não deverá ser prejudicado já que as lojas estarão fechadas. Depois, a Prefeitura fará a limpeza das ruas. (Foto principal: Eduardo Nascimento)