EM PARCERIA com o Sesi, Prefeitura inaugura primeiro Fab Lab

Os alunos da EMEB Marcos Gasparian estrearam, nesta sexta-feira (23), as instalações do Fab Lab Jundiaí, com um projeto criado por eles de um jogo educativo sobre as regiões do Brasil. O laboratório de Jundiaí integra as ações do programa Escola Inovadora, sendo o primeiro do País entregue em parceria com uma Prefeitura. Como resultado de uma parceria entre a gestão municipal, por meio da Rede Jundiaí de Cooperação, e o Serviço Social da Indústria (Sesi), o Fab Lab é um laboratório de fabricação digital, estruturado com equipamentos, ferramentas e expertises disponíveis para que estudantes transformem ideias em realidade.

De acordo com o Sesi, idealizador da plataforma, o Fab Lab não é um laboratório comum: o foco principal do trabalho está na resolução de problemas, melhorias em processos e na busca por soluções que façam a diferença para pessoas.

Para o prefeito Luiz Fernando Machado, a iniciativa coloca Jundiaí à frente e a educação municipal num novo patamar. “Este é um espaço transformador na comunidade, que concretiza o sonho de permitir que as crianças aprendam na prática o que eles já conhecem conceitualmente. A partir daqui, nossos alunos vão estar em contato com o mundo inteiro, com os mais de mil outros laboratórios instalados em 30 países”, disse o prefeito.

Representando a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), o 1º Diretor Secretário, Vandermir Francesconi Júnior, qualificou a iniciativa da Prefeitura como visionária. “O melhor que podemos fazer é educar. E educar com referência é melhor ainda. Esta parceria permite multiplicar inovação nas crianças, o que há de melhor no país. Jundiaí é responsável por 1% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e a indústria decide investir no Município, pois empreender é imprescindível”.

Os Fab Labs estão espalhados por dezenas de países. São mais de mil em todo o mundo e cerca de 40 no Brasil, segundo dados do site fablabs.io. Cada um tem foco nas demandas regionais, formando uma grande rede para o compartilhamento de soluções. O de Jundiaí tem como público-alvo quase 20 mil alunos das 49 unidades escolares que integram a rede municipal de Ensino Fundamental. Aberto também para a comunidade, o laboratório fica disponível com prévio agendamento para pessoas que precisarem do espaço para desenvolver projetos.

Dois gurus, um coordenador pedagógico e um manager de projetos, todos servidores da rede, irão monitorar os alunos no espaço, que conta com bancadas, computadores, ferramentas, impressoras 3D, plotter de recorte, fresadora de precisão, máquina de costura, matérias-primas e uma TV conectada à internet, que permite o contato em tempo real dos alunos com os laboratórios espalhados pelo mundo.

LEIA TAMBÉM

VESTIBULAR DA ESEF: INSCRIÇÕES ATÉ MINUTOS ANTES DO INÍCIO DA PROVA

“O Fab Lab é apenas o início de um projeto que irá envolver as demais Unidade de Gestão da Prefeitura, já que as crianças poderão pensar neste laboratório um jeito novo de construir nossa cidade”, garantiu a gestora de Educação, Vasti Ferrari.

Também estiveram presentes ao evento o vice-prefeito, Antonio Pacheco; gestores e servidores municipais; alunos da rede municipal de ensino e do campus Jundiaí do Instituto Federal; servidoras da UGE que participam do programa Arte & Movimento; o vereador Cristiano Lopes, representando a Câmara Municipal; o superintendente do Sesi, Alexandre Pflug; e o diretor regional do Sesi, Mário Eugênio. (Da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí)