Atrair empresas é pilar da administração. Mesmo com Covid, diz gestor

PILAR

Em meio à pandemia, isolamento social, medo, incertezas, ansiedade, as redes sociais e os veículos de comunicação tradicionais são inundadas por profissionais que teimam em dizer que é na crise se pode ganhar dinheiro. A palavra para definir o momento é ‘reinvenção’. E o poder público? Será que é possível para uma prefeitura enfrentar as mazelas que o coronavírus trouxe e ainda assim pensar em driblar as dificuldades financeiras e fazer o município crescer? O Jundiaí Agora conversou com o gestor de Governo e Finanças da Prefeitura de Jundiaí, José Antônio Parismoschi. Ele afirmou que “atrair empresas e gerar empregos sempre foi e continua sendo um pilar da atual administração. Mesmo com a Covid-19. A entrevista:

Existe uma corrente que afirma que é nos momentos de crise que as empresas se tornam mais fortes e crescem. No setor público é a mesma coisa?

A pandemia do coronavírus trouxe incertezas e desafios imensos para a economia como um todo, inclusive para o setor público que arrecada parte do produto produzido para financiar a atividade do Estado. Neste momento, a queda da arrecadação exige medidas de austeridade, impondo cortes nas despesas para que não se gaste mais do que tem no caixa. Logo no início da crise que se instalou em razão da pandemia, o governo municipal já adotou medidas de priorização dos gastos para enfrentar a Covid e austeridade nos demais gastos públicos, cortando até parte dos salários do prefeito, vereadores, secretários e assessores, para contribuir com o ajuste fiscal para adaptar a despesa à nova realidade da arrecadação, que está em queda. Saúde, educação, segurança, permanecem no topo das prioridades.

Este pode ser o momento de estimular a vinda de mais empresas para Jundiaí?

Tornar o ambiente econômico da cidade cada vez mais competitivo, para atrair novas empresas e gerar mais empregos é pilar desta administração. Essa política de atração de investimentos é permanente porque ela assegurar o crescimento da atividade econômica e a renda para os trabalhadores, além de outros benefícios. Ainda não temos os reflexos da pandemia no fechamento de empresas no município, mas, certamente, as pequenas e microempresas sofrerão impactos severos da crise econômica. De fato, municípios bem administrados, como é o caso de Jundiaí, hoje, têm melhores condições de fazer projetos de desenvolvimento local, com responsabilidade fiscal e com a participação do cidadão, oferecendo educação e saúde de qualidade, segurança, transporte, que são fatores que estimulam a atração de novos investimentos produtivos, novos negócios e a geração de emprego e renda. Pensando nas novas exigências do “novo normal”, em Jundiaí, nosso plano de governo antecipou muitas ações com o programa escola inovadora, colocando o inglês a partir de quatro anos para nossas crianças, empreendedorismo, educação financeira, robótica e o FabLab que estimula a criação de projetos usando a tecnologia. O “novo normal” aqui vai chegar mais rápido, apesar do desafio enorme para se adaptar a ele.

Jundiaí já é conhecida pelo setor de logística e fábricas de alimentos. A crise poderia favorecer a cidade reforçando ainda mais estes segmentos? Jundiaí poderia se tornar polo de outras atividades?

De fato, logística e alimentos são dois dos principais ramos de atividade que estão instalados na cidade, pela localização estratégica da cidade. Mas temos um outro ramo muito significativo e que está em ascensão, apesar da crise, que é o de tecnologia. Jundiaí sedia algumas das maiores montadoras de computadores e telefone celular do mundo, pela proximidade dos maiores polos de pesquisa de tecnologia do país, São Paulo e Campinas, e que, ao mesmo tempo, correspondem aos maiores mercados consumidores do país.

VEJA TAMBÉM

EXAMES DE ROTINA: GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD EXPLICA COMO VOCÊ DEVE AGIR DURANTE A PANDEMIA. CLIQUE AQUI E VEJA VÍDEO

OS 103 ANOS DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA

NA FISK DA RUA DO RETIRO TEM CURSO DE LOGÍSTICA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI