PLANO DE TURISMO: Veja como região atrairá mais visitantes e negócios

plano de turismo
Marcela Moro, diretora de Turismo da Prefeitura de Jundiaí

Na semana passada ocorreu reunião para apresentação da proposta de atuação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para implantação do Plano de Turismo do Circuito das Frutas, envolvendo Jundiaí, Itatiba, Itupeva, Indaiatuba, Jarinu, Louveira, Morungaba, Valinhos, Vinhedo e Atibaia. O programa foi estruturado com base no Plano de Desenvolvimento Regional do Circuito das Frutas e desenvolvido em parceria pelos técnicos e consultores dos escritórios do Sebrae de Jundiaí, Campinas e Guarulhos. Durante a realização do Plano, foram realizadas reuniões com a Prefeitura de Jundiaí e empresários da região. O objetivo, além de capacitar e fortalecer a governança regional, também é criar ferramentas e estratégias para atender os empreendimentos do turismo da região, atraindo mais visitantes e gerando negócios. Sobre o Plano de Turismo, o Jundiaí Agora entrevistou a diretora de Turismo da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo.

Quais as propostas apresentadas pelo Sebrae?

A proposta é a estruturação de um Programa de Desenvolvimento Local(PDL) focado, especificamente, nas atividades relacionadas ao turismo na região do Circuito das Frutas. A ideia é fortalecer a governança regional e, ao mesmo tempo, trabalhar a capacitação dos empreendimentos do segmento de turismo e, ao mesmo tempo, desenvolver ações que aprimorem os produtos turísticos regionais e a divulgação dos mesmos.

Como irão impactar o turismo da região?

O principal impacto esperado é um incremento no fluxo turístico regional, voltado ao Circuito das Frutas, a partir das novas experiências turísticas a serem oferecidas pelos empreendimentos. Além disso, a capacitação oferecida será capaz de melhorar a qualidade no atendimento ao turista, bem como melhorar a organização dos próprios empreendimentos que, melhor preparados, poderão se beneficiar diretamente do programa.

Como a governança regional será capacitada e fortalecida?

O programa nasceu da análise do Plano de Desenvolvimento Turístico Regional, elaborado pelos municípios em parceria com o Senac-SP. Jundiaí participou ativamente dessa parceria. Neste plano já surgiu a necessidade de fortalecimento da governança, que reunirá representantes do Poder Público e da Iniciativa Privada. O PDL irá dar suporte para a organização dessa governança, cujo objetivo é gerenciar todas as ações do Circuito das Frutas.

Quais ferramentas e estratégias foram criadas para atender os empreendimentos turísticos?

De modo geral, o foco principal é melhorar o faturamento, implantar ações de inovação, incrementar a experiência ofertada ao turista e organizar ações que irão fomentar a promoção e ampliar a comercialização dos produtos turísticos. O projeto prevê trabalhar com todos os elos da cadeia do turismo, incluindo atrativos, bares e restaurantes, meios de hospedagem, agências de viagem e o artesanato. Para cada segmento, forma estruturadas capacitações e ações de consultoria específicas.

Foi feito um mapeamento deles? Quantos temos?

Atualmente, a região possui mais de 200 atrativos de turismo rural, cerca de 1.600 empresas de alimentação, mais de 400 atrativos de outros segmentos (culturais, naturais, históricos, pedagógicos e etc), e cerca de 170 meios de hospedagem. O mapeamento foi realizado na elaboração do Plano de Desenvolvimento Turístico Regional em parceria com o Senac.

Quando este programa começará a ser colocado em prática?

Nas próximas semanas será realizada a assinatura do termo de compromisso para implantação do PDL e as atividades serão iniciadas imediatamente.

Haverá custos para as cidades da região?

Não. Todas as atividades previstas acontecerão gratuitamente tanto para as Prefeituras quando para os empreendimentos.

Existe uma estimativa de quantos turistas sair atraídos hoje para cada cidade da AUJ e, com a implantação, quantos deverão desfrutar delas?

O Circuito das Frutas é formado por 10 cidades que não são as mesmas que compõe a AUJ. São municípios do Circuito das Frutas: Jundiaí, Itatiba, Itupeva, Indaiatuba, Jarinu, Louveira, Morungaba, Valinhos, Vinhedo e Atibaia. Atualmente, a região atrai cerca de 2 milhões de turistas/ano (dados pré-pandemia) para atrativos relacionados ao Circuito das Frutas. Se somarmos o fluxo do complexo Serra Azul, chegamos a mais de 10 milhões de turistas por ano na região.

VEJA TAMBÉM

REPOSIÇÃO HORMONAL: ASSISTA AO VÍDEO COM A GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI