Você que conheceu o Parque da Uva, em Jundiaí, recentemente, pode acreditar: ele era assim, do jeitinho que as fotos desta página mostram. Até 2004, quando ocorreu uma grande reforma feita pela Prefeitura, o local tinha brinquedos e uma concha acústica que recebeu shows de grandes artistas. A foto principal(acima), de 1988, mostra as inesquecíveis ‘gelatinas’, um gira-gira gigantesco que vive na memória de quem foi criança nos anos 1970 e 1980…

Ainda falando das ‘gelatinas’, esta foto é de 1987(arquivo Vanessa Picolo). Os brinquedos seriam retirados bem antes da reforma do Parque. No começo da década de 1990, uma criança sofreu ferimentos graves ao prender o pé entre o chão de terra e o assoalho do gira-gira. Uma comissão de vereadores foi ao local, houve grande polêmica e as ‘gelatinas’ foram aposentadas…

Olha a concha acústica aí!!! Na foto, nos anos 1970, Roseli e Roberto Lopes Ferigato empinam uma pipa. Com a reforma de 2004, a concha foi demolida. A foto é do acervo da família Rosane Lopes Ferigato.

Este brinquedo teve vários nomes: quebra-cabeça, aranha. A molecada adorava. Alguns subiam e não conseguiam descer. A foto é do finalzinho dos anos 1960.

Mais uma vez o brinquedo que era uma tentação para os pequenos. A foto acima é do início dos anos 1990, do acervo de José Macan.

Quando tinha festa, o Parque da Uva recebia um tobogã. Para quem nunca viu, o brinquedo era um enorme escorregador. Lá em cima, a pessoa recebia um pedaço de pano, sentava nele e descia em alta velocidade. O tobogã era tão popular que é até mencionado na letra da música ‘Ouro de Tolo’, de Raul Seixas. A foto é de 1970, do arquivo de Lucimara Leite Godoy.

Mais uma dos anos 1970: Roberto Lopes Ferigato se divertinho no Buguinho. A foto é da família Rosane Lopes Ferigato.

 

MAIS FESTA DA UVA

NOS TEMPOS DA ELEGÂNCIA E SIMPLICIDADE

IMAGENS RARAS

HÁ 51 ANOS, A TV TUPI TRANSMITIU A ABERTURA DO MAIOR EVENTO DE JUNDIAÍ

DICA

VEJA O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA!