Na sopa de letras das siglas usadas pela indústria automobilística algumas delas já se tornaram verdadeiros clássicos. É só ouvir ou ler a sigla GT, da VW, que logo a gente imagina um carro esportivo, não é assim? A sigla GT, que nasceu na Itália, é a abreviatura de Gran Turismo, que traduzindo para o português seria algo como uma “grande viagem”. Ela passou a ser usada para aqueles carros com pegada esportiva, capazes de percorrer grandes distâncias em velocidades altas, com muito conforto e estilo.

E foi assim que fabricantes como a Ferrari começaram a batizar algumas de suas criações com essa sigla no sobrenome. Desse conceito nasceram a Ferrari GTB, que é a abreviatura de Gran Turismo Berlineta, usada pela marca para os seus esportivos com motor traseiro; GTS, que para os italianos é a abreviatura de Gran Turismo Spider usada nos modelos conversíveis e para os alemães da Porsche e da Volkswagen que usam a sigla como Gran Turismo Sport, para os seus modelos mais “apimentados” e por aí vai… Tem ainda o GTO – Gran Tursmo Omologato, para os carros de produção homologados para participar de corridas. Ah, e não podemos esquecer do clássico GTI, que pode ser Gran Turismo Iniezione (que é injeção, em italiano) ou Gran Turismo Internacional.

Bom, mas vamos ao que interessa, porque o assunto de hoje é a chegada da versão esportiva do VW Polo, certo?

 

Polo GTS – E lá se vão 26 anos desde que essa lendária sigla deixou de fazer parte do portfólio da Volkswagen no Brasil. Afinal, quem não se lembra dos saudosos Gol GT (que no final dos anos 90 ganhou a companhia da versão injetada GTI) ou então do bom e velho Passat GTS?

Pois então, agora o Polo traz de volta a versão GTS, que combina tecnologia, potência, inovação e um preço bem salgado pela exclusividade de acelerar a versão esportiva, que marca a estreia no modelo da motorização 1.4 turbo. Esse motor, que até agora só equipava a versão mais forte do Golf,fez a versão esportiva do Polo chegar com preços a partir de R$ 99.470, passando fácil dos R$ 100 mil nos pacotes mais completos, com pintura metálica.

250 TSI – O novo Polo GTS, que no mês que vem será acompanhado do irmão sedã Virtus GTS, usa o consagrado motor 250 TSI, com 1.4 litro, 150 cavalos e 250 Newton metro de torque, que equivalem a 25,5 kgfm. Para fazer o esportivo aproveitar ao máximo a potência e equilibrar com um consumo menor, ele é combinado ao câmbio automático de seis velocidades AQ250, o mesmo que é usado pela versão esportiva do Jetta.

Com esse conjunto mecânico e acertos na suspensão, o Polo GTS, segundo a VW, é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos, alcançando a velocidade máxima de 207 km/h.

Do conceito ao mundo real – Para quem não lembra, o Polo e o Virtus GTS apareceram como conceitos no último Salão do Automóvel de São Paulo para testar as reações do público. O carro foi um dos sucessos no estande da marca o que acabou convencendo a fabricante a investir na produção do modelo.

Entre os diferenciais dessa nova versão, além do visual exclusivo, estão o controle de estabilidade XDS+, que funciona com qualquer condição de aderência do piso, resultando numa tocada mais precisa, com mais tração e agilidade nas curvas.

O ESC do Polo GTS também inclui o sistema de frenagem automática pós-colisão (Post-Collision Brake), recurso exclusivo na categoria.

Já a lista de equipamentos de série traz sistema Kessy de acesso ao veículo e partida do motor sem uso da chave, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros para auxílio ao estacionamento (que incluem câmera de ré), sistema start/stop (que desliga e liga o motor na paradas em semáforos, por exemplo), e o sistema de som Discover Media, com tela colorida de 8 polegadas sensível ao toque, navegação, App-Connect e comando por voz.

Também são itens de série o detector de fadiga, retrovisor interno eletrocrômico, sensores de chuva e crepuscular e o controlador automático de velocidade (piloto automático).

Como opcional está disponível o pacote de som Beats, que inclui alto-falantes, tweeters, subwoofer e amplificador.

Quanto à cor dá para escolher entre seis opções que vão das chamadas cores sólidas como o Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Tornado e as metálicas, que incluem o Prata Sirius, Azul Biscay e Cinza Platinum. Aliás, só esses nomes de cores valem uma pauta especial… Haja criatividade para escolher os nomes, é ou não é?? ©Joaquim Rimoli | AutoMotori 2020, com material da VW do Brasil

VEJA TAMBÉM

GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD EXPLICA AS CAUSAS DA DOR NAS MAMAS. VEJA VÍDEO

CONHEÇA OS CURSOS PROFISSIONALIZANTES DA FISK DA RUA DO RETIRO

ENSINO MÉDIO DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA ESTÁ PREPARADO HÁ DÉCADAS PARA MUDANÇAS PROPOSTAS PELO MEC

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI