A Ponte Torta, monumento tombado com patrimônio histórico em 2011, foi pichada novamente. Totens de observação na Esplanada Monte Castelo, o Escadão, que liga a rua Barão de Jundiaí à Vigário J.J. Rodrigues, também foram vandalizados. Os autores não foram identificados. Segundo a Guarda Municipal, não há câmeras de seguranças nos dois locais. Nesta quinta-feira(17), o Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) da Unidade de Gestão de Cultura e do Compac(Conselho do Patrimônio Cultural) farão vistoria nos lugares vandalizados.

Vandalismo no Escadão: placas dos totens foram pichadas

As pichações foram observadas na primeira semana deste mês durante fiscalização da Prefeitura. A Ponte Torta, na verdade, foi pichada duas vezes, no lado voltado para a avenida Odil Campos Saes, no sentido viaduto da Duratex. No exato local onde foi vandalizada no começo de 2017, pintaram algo parecido com uma cabeça usando capacete vermelho. Na parede lateral foi desenhado um triângulo azul. Os acrílicos que servem de proteção, bem ao lado do monumento, também estão pichados. Um dos totens vandalizados no Escadão recebeu rabiscos vermelhos.

Recuperação – Já estava prevista a manutenção da Ponte Torta pelas Unidades de Gestão de Cultura e de Serviços Públicos. Serão feitos reparos com mão de obra própria, limpeza dos vidros e dos bancos, reforço da iluminação cênica e lavagem completa da praça.

“Com a pichação, a recuperação da parte da ponte afetada foi incluída entre as melhorias e será feita pelo DPH com as técnicas e materiais sugeridos pelo estúdio Sarasá, responsável pelo restauro do equipamento em 2015. O DPH está cotando a compra dos materiais”, informou a Prefeitura de Jundiaí.

Conforme previsto pela Lei Municipal nº 8747/2017, que se aplica aos autores de danos a patrimônios públicos tombados, como é a Ponte Torta, poderá cobrar dos autores (ou de seus pais ou responsáveis, em caso de infratores menores de idade) o reembolso pelas despesas com os reparos. A lei prevê ainda a aplicação de multa de 240 Unidades Fiscais do Município (UFM), podendo ser o dobro do valor em caso de reincidência. Neste ano, o valor da UFM é de R$ 171,99.

Ao contrário do que aconteceu em 2017, a Prefeitura de Jundiaí desta vez não registrou boletim de ocorrência. A Ponte Torta foi pichada por um jovem que também danificou com um spray a fachada do Museu Histórico Solar do Barão e também o monumento ‘Caravelas’, na praça da Catedral. Ele foi identificado.

VEJA TAMBÉM

ANTIBIÓTICOS PODEM CAUSAR CANDIDÍASE. GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD EXPLICA. CLIQUE AQUI E ASSISTA AO VÍDEO

FISK DA RUA DO RETIRO: SAIBA O QUE SÃO QUESTIONS WORDS. CLIQUE AQUI

OS 103 ANOS DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI