As histórias são compostas por sinais ortográficos, letras, palavras, vírgulas, reticências e existe um pequeno ponto chamado ponto final, que termina um parágrafo para que um novo comece. Na última página do livro é ele que encerra a história: Viveram felizes para sempre e ponto final. Fim. Não tem o que se fazer, ele diz: Acabou.
E é exatamente isso que muitas vezes falta na nossa vida, um ponto final, um novo parágrafo isso porque nada se repete ninguém entra em num mesmo rio duas vezes, e quando isso acontece às águas é outra, o eterno fluxo natural das coisas, das pessoas, do tempo.
Muitas vezes somos prisioneiros de sentimentos e de acontecimentos que já passou e como diria na gíria “já era”…
E já que o tempo passa tão rápido não faz sentido voltar ao passado, é preciso seguir, é preciso pontuar as nossas decisões, é preciso encerrar o que nos aflige, o que nos magoa, o que nos impede de começar uma nova história, e não adianta apenas uma vírgula, como se dissesse – deve ter um jeito – é preciso um ponto final, é preciso desapegar-se com o que não movimenta-se com o tempo.
Nada é permanente e quem sabe disso aprende a olhar com serenidade as tempestades da vida. Amores ardentes se extinguem, urgências se acalmam, coisas inatingíveis se tornam comuns, muda o modo de amar, muda a família, muda as pessoas, mas o tempo não muda, continua sempre passando e esculpindo no nosso rosto e na nossa alma as suas marcas, das quais devemos sempre nos orgulhar.
OUTROS ARTIGOS DA NUTRICIONISTA CIBELE VAZ DE LIMA
O PÃO NOSSO DE CADA DIA. COM OU SEM GLÚTEN?
EM CADA CANTO, EM TODOS OS CANTOS, O JOSÉ QUE NINGUÉM ENXERGA
COM O AÇÚCAR VEM A PERGUNTA: CADÊ MEUS DENTES?
UM DELICIOSO MOLHO DE TOMATES COM PELOS DE RATO
HISTÓRIAS DE MÃE E DE AMOR, ESSA PALAVRA DE LUXO
POR UM MOTIVO OU POR OUTRO, NÃO DEIXE DE COMER MAÇÃ
As pessoas vão sendo esculpidas pela vida e por isso mudam. Somos obras inacabadas e só as lições da vida nos irá terminar, por isso, todas as vezes que nos reencontrarmos estarei diferente, eu serei outra e você também.
Um brinde ao tempo. Afinal, não é só a idade que ele nos trás.
E que todas as histórias quando chegarem ao fim recebam os pontos finais, para que uma nova aventura comece e a vida renasça em cada história.
Ponto final.
CIBELE VAZ DE LIMA
É nutricionista, especialista em qualidade e segurança dos alimentos. Atua na indústria alimentícia e como palestrante. Observadora e pesquisadora de comportamento humano na área da alimentação.