A chuvarada deste mês pode afetar a vida dos agricultores, sujeitos às características e variações climáticas. A Prefeitura de Jundiaí destinou R$ 450 mil para o Programa de Subvenção Agrícola neste ano. As inscrições serão abertas nesta segunda-feira(25). No ano passado, alguns produtores, principalmente da região do Caxambu, tiveram perdas por causa do granizo. Eles receberam subsídio do programa. Quem planta ameixa, caqui, goiaba, nectarina, pêsego, tangerina e uva pode se inscrever. O programa protege – financeiramente – os agricultores das variações climáticas.

Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), informa que o segundo semestre de 2020 foi marcado por um período de estiagem intensa, enquanto que o início de 2021 está sendo caracterizado por chuvas frequentes, com registro de precipitações elevadas. “Vale ressaltar que para a agricultura a chuva é importante, principalmente após períodos de estiagem, como de 2020, uma vez que a falta dela atrasou o plantio de milho e mandioca em Jundiaí.

Em épocas com alta precipitação pode ocorrer o atraso nas operações de campo como, por exemplo, no caso dos produtores de hortaliças, que enfrentam dificuldades para realizar o preparo do canteiro ou do aumento da probabilidade de surgimento de algumas doenças na plantação por conta da permanência de umidade nas folhas durante determinados períodos”, informou a unidade através de nota.

Exigências – Nesta segunda, UGAAT abrirá as inscrições para o Programa Municipal de Subvenção de Seguro Agrícola 2021. Será mantida a concessão de até 15% do valor do seguro do prêmio do seguro anual, que cobre granizo a chuvarada que vem castigando Jundiaí nas últimas semanas. O produtor interessado deverá preencher o Requerimento e o Termo de Compromisso, além de apresentar os documentos exigidos:

· Pessoa Física: cópias simples do RG e CPF;

· Pessoa Jurídica: cópias simples do CNPJ, RG e CPF dos responsáveis;

· Cópia simples da apólice do seguro da safra vigente;

· Cópia simples do comprovante de quitação do seguro;

· Cópia simples do comprovante de residência;

· Certidões negativas de débitos dos tributos federais, estaduais (Certidão Negativa de Débitos Tributários da Dívida Ativa do Estado de São Paulo) e municipais;

· Cópia simples do comprovante de conta bancária em nome do titular da apólice do seguro.

O benefício só poderá ser solicitado pelos produtores que apresentarem toda a documentação exigida no edital e que, após a análise, atenderem às exigências do programa. Em alguns casos poderão ser solicitados documentos complementares.

VEJA TAMBÉM

MAMÃES, VOCÊS NÃO PODEM TOMAR A VACINA CONTRA A COVID. CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI