Navegando pela internet encontrei um vídeo do Ayrton Senna, piloto brasileiro que nos mantinha em frente a TV nas manhãs de domingo quando havia corrida de Fórmula 1. Ídolo. Inesquecível quando dirigia numa tempestade. Duvido que você nunca tenha ouvido falar o nome dele! Ayrton nos fazia sentir orgulho de sermos brasileiros.

Era conhecido como Senna, The King of Rain. Traduzindo: Senna, o Rei da Chuva. Em sua segunda corrida no dia 21 de abril de 1985 pela Lotus, que desde 1982 não vencia um Grande Prêmio, a Fórmula 1 ficou impressionada com seu desempenho no Circuito do Estoril (Portugal), naquela máquina preta e dourada ele vencia apesar daquela chuva torrencial.

Dá para imaginar, um piloto de Fórmula 1 em alta velocidade numa pista em péssimas condições de visibilidade e aderência? E não foi apenas desta vez. Somente para contabilizar, das 41 vitórias na Fórmula 1, 13 foram com chuva. O que era desvantagem para os outros pilotos nunca fora para Ayrton Senna do Brasil.

Porém, há uma razão para esse diferencial. Quando bem jovem ele contou que corria de kart e certa vez perdeu a corrida por causa da chuva. Daí em diante, começou a fazer os treinos na chuva, quando chovia Senna estava na pista, foi persistindo até ficar expert. Com isto o que era um problema para os demais se tornou vantagem e solução para nosso campeão.

Lembrando disto associei ao que estamos enfrentando neste ano de 2020, parece uma tempestade forte que está demorando para passar, que faz muito barulho como trovões e raios, ventania e redemoinho que tira tudo fora do lugar provocando uma bagunça. Trazendo desconforto e insinuando mudança. Nunca experimentamos nada igual, manter distância de amigos, familiares e clientes, sair de máscara e carregar um frasco de álcool gel ou lavar as mãos com mais frequência, chegar em casa com as compras e desinfectar tudo antes de guardar.

Confesso que tem sido desconfortável, trabalhoso e desafiador.

E para muitas pessoas que veem a desvantagem, “pilotar nesta tempestade” não deve estar fácil. Porém, outras pessoas enxergam e tiram vantagem neste momento aparente de crise, pessoas que estão aprendendo a “pilotar na chuva”.

Alguém disse que a crise e a oportunidade andam de mãos dadas. Eu concordo com esta afirmativa. Quem está enxergando 2020 e o que está vivenciando como oportunidade, tem nas mãos a possibilidade de desenvolver um ótimo desempenho pilotando na chuva?

OUTROS ARTIGOS DE ROSELI SANTOS DE OLIVEIRA

VIVER O MOMENTO PRESENTE

HIPNOSE ERICKSONIANA

PROBLEMAS INTERPESSOAIS

SAIBA O QUE É EMDR

A capacidade de adaptação para este momento trará resultados incríveis, mas é preciso estar aberto a mudanças em vários sentidos. E quando a tempestade passar, estaremos mais habilidosos e vitoriosos.
Pessoas que “pilotarem na chuva” além de sobreviverem se desenvolverão. E entenderão como serão pessoas melhores.

Você é um piloto comum ou está treinando para adquirir novas habilidades e se desenvolver nesta tempestade?(Foto: www.ayrtonsenna.com.br)

ROSELI SANTOS DE OLIVEIRA

Psicopedagoga,Terapeuta Cognitivo Comportamental. Trainer em PNL,  Life & Executive Coach, licenciada em EMDR, Terapia dos Esquemas. Facilitadora licenciada da Educação Emocional Positiva. Consultório: Avenida Nove de Julho, 3575, sala 208 – Jundiaí (Maxime Office Tower). Whatsapp – (11) 9 9989 2462Site: www.corpo-mente.psc.brInscreva-se no canal https://cutt.ly/UhiT82Q

VEJA TAMBÉM

POR QUE AS MULHERES SOFREM MAIS COM O EXCESSO DE ÁLCOOL? ASSISTA AO VÍDEO COM A GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD CLICANDO AQUI

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI