REALIDADE VIRTUAL já começa a ser integrada em negócios

REALIDADE VIRTUAL

Enquanto alguns ainda enxergam a realidade virtual (RV) como uma tecnologia reservada para os livros de ficção-científica, muitos pioneiros de vários setores já perceberam o potencial considerável dessa ferramenta.

À medida que os desenvolvedores de hardware tornam os headsets de RV mais acessíveis e fáceis de usar, cada vez mais startups e empresas conhecidas estão desenvolvendo novas aplicações que utilizam essa tecnologia para tudo.

Shows e conferências mais engajantes – Um dos setores que aderiu mais rápido a realidade virtual foi o de entretenimento, com destaque especial para shows ao vivo. Desde 2014 o festival Coachella permite que todos os visitantes optem por receber óculos com essa tecnologia para um tour pelo camping e instalações.

É possível ver fotos e vídeos em 360° e ter acesso a entrevistas dos membros das bandas como se eles estivessem na frente do espectador. Além disso, fãs que não conseguirem se deslocar até as dependências do festival podem assistir aos shows pelo app Coachella VR.

A banda Coldplay também adotou a tecnologia para os seus shows. O grupo realizou uma parceria com a Samsung que permitiu que ele transmitisse uma versão em RV do show da turnê “A Head Full of Dreams”(foto abaixo) para dezenas de países ao redor do mundo.

Essa ferramenta também vem sendo utilizada para tornar conferências e apresentações empresariais mais engajantes. Na CES 2017, por exemplo, o CEO da Intel, Brian Krzanich, levou todos os participantes para uma inspeção industrial ao vivo de uma usina da promissora energia solar.

Cena do show “A Head Full of Dreams”, que foi transmitido por realidade virtual

Setor esportivo abraçou a tecnologia – A RV pode revolucionar a maneira como fãs assistem partidas de esportes e atrair números ainda maiores de novos espectadores. Ao capturar partidas usando câmeras de vídeo de 360°, o público pode assistir aos eventos como uma experiência imersiva por meio de fones de ouvido ou dispositivos móveis.

A NextVR é uma das startups de maior sucesso que fornece essa experiência ao transmitir as ligas mais populares nos Estados Unidos, como NFL, NBA e Wimbledon. A capacidade de RV permite que os espectadores vejam o que querem e se concentrem em seus jogadores favoritos.

Na questão de aplicativos em RV para o usuário disputar partidas, uma das melhores opções atuais é o PokerStars VR. Seu ambiente recria muito bem uma mesa de poker e os entusiastas do esporte das cartas sentem que estão ao vivo na mesa.

O aplicativo ainda conta com diversos ambientes diversificados e cenários exóticos e interessantes relacionados ao poker, como uma mesa em Macau (Macau 2050), um iate em Monte Carlo (The Monte Carlo Yacht) e um tradicional salão do velho-oeste (Showdown Saloon).

Educação e treinamento facilitados – Quando se fala em educação e treinamento, a tecnologia é prioridade e a RV tem potencial para melhorar a experiência de recursos humanos em todos os setores no qual for aplicada.

Diversas empresas do setor automotivo estão utilizando a tecnologia para ajudar a diminuir o número de acidentes. A Toyota é uma das pioneiras e conta com um programa com o headset da Oculus em um programa para ensinar os motoristas sobre o perigo de dirigir distraído.

De acordo com a empresa, as experiências imersivas fornecidas pelos headsets de RV podem revolucionar a educação em todos os campos relacionados a direção, já que ao fazer viagens de campo e simulações simples, realistas e acessíveis o aprendizado cognitivo é muito mais rápido.

A americana Fidelity Investments, por exemplo, criou cenários virtuais para seus funcionários de call center. Novos funcionários podem interagir virtualmente com as simulações e percorrer uma variedade de potenciais cenários para aprender a lidar com diferentes problemas dos clientes.

O RH impulsionado pela RV poderá beneficiar tanto os candidatos quanto as empresas. Por exemplo, ao passar algum tempo no escritório de uma companhia durante o recrutamento, os indivíduos poderão avaliar se desejam ou não fazer parte da organização.

A Mimesys é uma startup que aplica RV à experiência de reunião remota e essa empresa acredita que uma vez contratada essa ferramenta pode ajudar os funcionários remotos e no local a interagir de forma mais eficaz, algo que pode fortalecer os relacionamentos entre as equipes.

Potencial inexplorado é quase infinito – Esses são apenas alguns do setores e usos que foram encontrados para a realidade virtual. O número de indústrias que pode se beneficiar dessa tecnologia no futuro é inestimável e seu potencial de crescimento no mercado é exponencial.(Fotos: pxhere.com)

VEJA TAMBÉM

NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR MULHERES VULNERÁVEIS EM JUNDIAÍ

MENSALIDADE ESCOLAR: ECONOMIZE COM BOLSAS DE ESTUDO

SÓ EM SP, 42 MIL BOLSAS DE ESTUDO PARA GRADUAÇÃO E PÓS

ACESSE

O FACEBOOK DO JA TÁ MUITO LEGAL