Economia em RECUPERAÇÃO; política à espera do dia 6

O Produto Interno Bruto (PIB) deu, pela primeira vez nos últimos dois anos, sinais de recuperação: cresceu 1% no ano passado e Temer, o presidente, o Michel, se mostra satisfeito e comemora o que o País considerava impossível: a economia beira o crescimento! Apesar disso, porém – e existe sempre um porém – mais de 12 milhões de brasileiros se mantém na fila de espera de um emprego. E estes 12 milhões têm direito a voto e é um número considerável apesar dos mais de 140 milhões de eleitores no Brasil. Perto dos 10%. Parece pouco para quem quer ser candidato a Presidente. Mas Temer, o presidente, o Michel, está pensando em se lançar candidato, mas tudo vai depender do andar da carruagem nos próximos dias.

E a carruagem vai andar – ou pelo menos dar o primeiro passo – no próximo dia 6, quando o Supremo Tribunal  de Justiça (STJ) julga o habeas corpus de Luis Inácio Lula da Silva, o suspeito, o ex, o que quer ser de novo. Lula quer fugir da prisão e ser candidato, daí o julgamento do habeas corpus antes da sentença definitiva. E a carruagem pode abrir duas janelas ou uma só: duas se Lula for preso e aí ele fica fora do páreo e dois dos concorrentes têm chance de garantir vaga no segundo turno das eleições presidenciais. Uma vaga apenas, se Lula conseguir evitar a prisão, já que as pesquisas mostram – pelo menos no momento – que uma das vagas é dele.

OUTROS ARTIGOS DE NELSON MANZATTO

ADEUS REFORMA PREVIDENCIÁRIA

FELIZ ANO NOVO EM FEVEREIRO

A CAMPANHA ELEITORAL PARA A PRESIDÊNCIA

QUE VENHA 7 DE OUTUBRO

24 DE JANEIRO: PRIMEIRO TURNO DAS ELEIÇÕES 

BRASIL! AH, ESTA BRASIL!!!

E é neste cenário que Temer, o presidente, o Michel, sonha com sua candidatura: com duas vagas, sua chance pode nascer de buscar o segundo turno, mas com Lula, imagina-se  que o atual comandante do País fique fora do páreo. Assim, é pouco para um homem que quer se presidente o crescimento do PIB, principalmente porque a Previdência ficou sem reforma e o “rombo” ali é muito grande. E segundo, porque 1% é muito pouco para um País que precisa tirar da fila do desemprego 12 milhões de pessoas.

Dia 6 é o dia! Terça-feira o País vai ficar de olho no STJ para ver como fica a campanha eleitoral para presidente. Mas como diz o velho ditado: “muita água, ainda, vai passar debaixo da ponte!”.(Foto acima: www.sindojus.org.br)


NELSON MANZATTO
Jornalista profissional diplomado, tendo trabalhado no Jornal da Cidade de Jundiaí, Diário do Povo de Campinas, Jornal de Domingo de Campinas, Diário Popular de São Paulo e Jornal de Jundiaí. Foi editor-chefe dos jornais Diário do Povo, Jornal de Domingo e Jornal de Jundiaí e sempre trabalhou nas editorias de Política e Economia. Também trabalhou em Assessoria de Imprensa. É membro da Academia Jundiaiense de Letras e tem quatro livros publicados: Surfistas Ferroviários ou a História de Luzinete (Vencedor de Concurso Literário), Contos e Crônicas de Natal (com cinco textos premiados), Momentos e No meu tempo de Criança. Mantém um blog literário: blogdonelsonmanzatto.blogspot.com