Até onde vão as suas RESPONSABILIDADES, hein???

responsabilidades

A cada momento, seja em ações, sentimentos, deveres, somos responsáveis por algo. Pautados em nossas responsabilidades, vivemos nossos dias e com isso cada vez mais, criamos obrigações que precisam ser cumpridas, seja pelo bem comum ou o próprio. Algumas são inerentes, como pagar contas, finalizar uma tarefa em casa ou no trabalho. Ser responsável consiste integralmente em cumprir obrigações. Então, até onde vai a nossa responsabilidade?   

Desde pequenos aprendemos com nossos pais a importância dessa missão, seja pelo simples fato de sermos responsáveis pelo zelo com nossos brinquedos e à medida que avançamos em idade, conhecendo outras formas, cada novo passo, ganha-se um novo peso. Ser responsável nada mais é que a capacidade de cumprir com seus compromissos, ela é capaz de transmitir algo ainda muito maior, chamada confiança. E com a confiança, ganhamos credibilidade. Passamos a ser pessoas de alto valor. Então, ser responsável está ligado ao que queremos alcançar, o que precisamos, aos nossos desejos.

Mas nem sempre a responsabilidade é nossa, muitas vezes nossa contribuição se faz necessária, porém, não depende apenas de nós para que resultados sejam alcançamos. E por muitas vezes caímos na armadilha de pegar o que não nos pertence e assim tentarmos gerar algum tipo de resolução.  Quantas vezes você pegou a responsabilidade que não era sua? E quantas foram as vezes que isso te levou a um sentimento de frustração?

Sim, quando pegamos as responsabilidades que não nos pertence, apenas estamos trazendo para próximo um problema que não irá se resolver, porque não depende de nossas motivações. É como remar contra a maré, por um tempo pode até fazer sentido, mas logo vem o cansaço e resultado é a desistência ou o afogamento… Muitas são as vezes que motivados por sentimento positivo, estendemos os braços a favor de uma pessoa e sem nos apercebemos, acabamos por criar uma falsa responsabilidade em suas expectativas. Saber diferenciar o que é ajuda, com o ser responsável, é o que nos fará não somatizar situações que fugirão do nosso controle em determinado momento.

Para conseguimos ter bons resultados em nossa vida, é importante saber reconhecer nossa verdadeira contribuição, não podemos simplesmente assumir tudo de todos em nossa volta. E quando se trata do mundo corporativo, é a mesma situação, pois, o sucesso da sua empresa será atribuído ao conjunto de esforços coletivo. Equipes focadas no mesmo propósito, mas cada um com a sua “fatia de bolo”, ou seja, cada um com as suas responsabilidades.

OUTRO ARTIGO DE ROBERTA PERES

VIVER EM SOCIEDADE…

PODER DA CURA

INSEGURANÇA, MEDO, ESTRESSE, PERDAS…

Quando sabemos nossa verdadeira responsabilidade na sociedade em que vivemos, nos tornamos pessoas mais leves e conseguimos enxergar com clareza as maravilhas de nossas vidas, sabemos até onde depende de nós e onde começa a responsabilidade do próximo. Sim, nossas ações individuais irão conduzir os caminhos de quem está a nossa volta. A sua responsabilidade vai até onde você pode cumprir com suas atribuições, até onde depende unicamente de você. Então, faça sempre seu melhor em suas ações individuais, sempre com base nos valores e em respeito si mesmo e a evolução de quem está próximo.(Foto: reader.epubee.com)

ROBERTA PERES

Formada em Gestão de Recursos Humanos, Eneagrama, conhecimento em técnicas de PNL, com carreira desenvolvida em liderança e desenvolvimento humano. 

VEJA TAMBÉM

REPOSIÇÃO HORMONAL: ASSISTA AO VÍDEO COM A GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI