Quem curte um tempero mais forte sabe que as pimentas não são todas iguais. Algumas são mais ardidas, outras mais aromáticas, outras mais saborosas…Virou uma ciência, e tem até um índice que mede o grau de ardência dos vários tipos de pimentas. É a escala de Scoville, que serve como referência na hora de provar esse tempero. Tá, mas aí você me pergunta: e o que isso tem a ver com os carros? E minha resposta é curta e grossa: absolutamente nada… Coisas do criativo pessoal do marketing, que neste caso foi buscar na potência e na ardência desse fruto, que já foi uma das mais cobiçadas especiarias, para valorizar algumas qualidades da picape Saveiro.
E as referências aparecem em várias partes do utilitário. A cor da carroceria, os logos e alguns detalhes de acabamento que fazem referência ao tempero. E só. O desempenho? Igual ao das outras Saveiros.
Assim como ocorre, e já ocorreu com outras séries especiais, como Cross e GT, só para citar duas, o que o consumidor leva para casa é o conceito, um estilo de vida idealizado. E funciona, viu?
Por exemplo, o sobrenome Cross não vai garantir que você não encalhe no primeiro trecho off-road que encarar… Ele passa para o consumidor, e para os outros motoristas que veem o carro, uma imagem de força, de aventura… E o sujeito que está ao volante daquele modelo, cheio de apliques e de suspensão um pouco mais alta, encarna o espírito de aventureiro, mesmo que ele não saia da cidade, odeie qualquer tipo de poeira – que riscaria a pintura impecavelmente polida – e nunca encare com sua máquina uma simples rua de terra…
E a Saveiro Pepper, que antes que eu me esqueça, é pimenta, em inglês, não é assim tão apimentada como sugere o visual. Os designeres usaram vários truques para garantir um visual mais robusto. Repare no aplique que contorna as caixas de rodas. Ele se estende por toda a volta do carro, criando um efeito visual, que passa a impressão de que a picape é bem mais alta do que realmente ela é.
Já o teto pintado de preto brilhante, aliás, vendido como opcional, o desenho exclusivo das rodas, os apliques em vermelho em torno das saídas do ar-condicionado, assim como as costuras diferenciadas no volante e nos bancos, têm a missão de passar esportividade. Um aplique horizontal, que percorre todo o painel, imitando fibra de carbono dá o toque final.
Tudo muito bacana, que poderia ficar ainda melhor se o desempenho acompanhasse a esportividade que sugere o visual.
A marca optou pelo motor MSI 1.6 litro, conhecido pela sigla de EA 111, de oito válvulas, de 104 cavalos, que já é antigo e equipa a Saveiro desde 2009. Tudo questão de estratégia, para não canibalizar a Saveiro Cross, que usa o motor EA 211 1.6 litro, 16 válvulas, de 120 cavalos, muito mais moderno e eficiente.Não dá para dizer que a Saveiro Pepper tenha um desempenho decepcionante, mas ele poderia ser bem melhor!
A picape é oferecida em duas versões, com cabine estendida e cabine dupla, que foi a que avaliamos. E não ache que você terá uma cabine dupla nos mesmos moldes das caminhonetes maiores. Para quem viaja atrás, o espaço é minúsculo em todas as direções, seja na altura, já que o assento é mais elevado, no acesso ao banco traseiro, ou no espaço para as pernas. Eu disse espaço para as pernas? Não, ele praticamente é inexistente, a não ser que o motorista e o passageiro posicionem os seus bancos bem para a frente. Não tem milagre!
Não dá para encarar uma viagem, mas o espaço é útil para àquela carona curtinha ou para colocar as compras do supermercado.
Em contrapartida, a Saveiro Pepper traz um pacote de itens de série bem caprichado,que inclui ar-condicionado, direção hidráulica, volante multifuncional, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, retrovisores com ajustes elétricos, rodas de liga leve de 15 polegadas, vidros e travas elétricas, faróis de neblina, sensor de estacionamento traseiro e capota marítima. Entre os opcionais a excelente central multimídia, que pode incluir câmera de ré.
Se a picape não é tão apimentada, a Volks exagerou em outro tempero: o sal. Para ter uma dessas na garagem, com todos os opcionais, o preço é salgado: R$ 77.508. E aí, vai encarar? ©Joaquim Rimoli | AutoMotori
História de pescador é inspiração para comercial
Todo mundo sabe que os pescadores adoram exagerar as suas conquistas, seja por conta do tamanho do peixe ou da briga interminável que acabou com a fuga do “bitelo”…
Inspirado nessas histórias de pescador, a agência AlmapBBDO, que cuida da conta publicitária da Volkswagen, criou o filme “Monstro”, que mostrou a valentia da Saveiro Cross 2004.
No comercial, o dono da Saveiro encara uma briga épica contra uma sucuri gigantesca, que acaba dentro de um pote desses de maionese, tamanho família…
Bom, para não estragar a surpresa, acompanhe no vídeo o desfecho dessa história. Divirta-se! ©Joaquim Rimoli | AutoMotori
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