SAVEIRO PEPPER valoriza visual sem exagerar no tempero

Quem curte um tempero mais forte sabe que as pimentas não são todas iguais. Algumas são mais ardidas, outras mais aromáticas, outras mais saborosas…Virou uma ciência, e tem até um índice que mede o grau de ardência dos vários tipos de pimentas. É a escala de Scoville, que serve como referência na hora de provar esse tempero. Tá, mas aí você me pergunta: e o que isso tem a ver com os carros?  E minha resposta é curta e grossa: absolutamente nada… Coisas do criativo pessoal do marketing, que neste caso foi buscar na potência e na ardência desse fruto, que já foi uma das mais cobiçadas especiarias, para valorizar algumas qualidades da picape Saveiro.

E as referências aparecem em várias partes do utilitário. A cor da carroceria, os logos e alguns detalhes de acabamento que fazem referência ao tempero. E só. O desempenho? Igual ao das outras Saveiros.

 

Assim como ocorre, e já ocorreu com outras séries especiais, como Cross e GT, só para citar duas, o que o consumidor leva para casa é o conceito, um estilo de vida idealizado. E funciona, viu?

Por exemplo, o sobrenome Cross não vai garantir que você não encalhe no primeiro trecho off-road que encarar… Ele passa para o consumidor, e para os outros motoristas que veem o carro, uma imagem de força, de aventura… E o sujeito que está ao volante daquele modelo, cheio de apliques e de suspensão um pouco mais alta, encarna o espírito de aventureiro, mesmo que ele não saia da cidade, odeie qualquer tipo de poeira – que riscaria a pintura impecavelmente polida – e nunca encare com sua máquina uma simples rua de terra…

E a Saveiro Pepper, que antes que eu me esqueça, é pimenta, em inglês, não é assim tão apimentada como sugere o visual. Os designeres usaram vários truques para garantir um visual mais robusto. Repare no aplique que contorna as caixas de rodas. Ele se estende por toda a volta do carro, criando um efeito visual, que passa a impressão de que a picape é bem mais alta do que realmente ela é.

Já o teto pintado de preto brilhante, aliás, vendido como opcional, o desenho exclusivo das rodas, os apliques em vermelho em torno das saídas do ar-condicionado, assim como as costuras diferenciadas no volante e nos bancos, têm a missão de passar esportividade. Um aplique horizontal, que percorre todo o painel, imitando fibra de carbono dá o toque final.

Tudo muito bacana, que poderia ficar ainda melhor se o desempenho acompanhasse a esportividade que sugere o visual.

A marca optou pelo motor MSI 1.6 litro, conhecido pela sigla de EA 111, de oito válvulas, de 104 cavalos, que já é antigo e equipa a Saveiro desde 2009. Tudo questão de estratégia, para não canibalizar a Saveiro Cross, que usa o motor EA 211 1.6 litro, 16 válvulas, de 120 cavalos, muito mais moderno e eficiente.Não dá para dizer que a Saveiro Pepper tenha um desempenho decepcionante, mas ele poderia ser bem melhor!

 

A picape é oferecida em duas versões, com cabine estendida e cabine dupla, que foi a que avaliamos. E não ache que você terá uma cabine dupla nos mesmos moldes das caminhonetes maiores. Para quem viaja atrás, o espaço é minúsculo em todas as direções, seja na altura, já que o assento é mais elevado, no acesso ao banco traseiro, ou no espaço para as pernas. Eu disse espaço para as pernas? Não, ele praticamente é inexistente, a não ser que o motorista e o passageiro posicionem os seus bancos bem para a frente. Não tem milagre!

Não dá para encarar uma viagem, mas o espaço é útil para àquela carona curtinha ou para colocar as compras do supermercado.

Em contrapartida, a Saveiro Pepper traz um pacote de itens de série bem caprichado,que inclui ar-condicionado, direção hidráulica, volante multifuncional, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, retrovisores com ajustes elétricos, rodas de liga leve de 15 polegadas, vidros e travas elétricas, faróis de neblina, sensor de estacionamento traseiro e capota marítima. Entre os opcionais a excelente central multimídia, que pode incluir câmera de ré.

Se a picape não é tão apimentada, a Volks exagerou em outro tempero: o sal. Para ter uma dessas na garagem, com todos os opcionais, o preço é salgado: R$ 77.508. E aí, vai encarar? ©Joaquim Rimoli | AutoMotori


História de pescador é inspiração para comercial

Todo mundo sabe que os pescadores adoram exagerar as suas conquistas, seja por conta do tamanho do peixe ou da briga interminável que acabou com a fuga do “bitelo”…

Inspirado nessas histórias de pescador, a agência AlmapBBDO, que cuida da conta publicitária da Volkswagen, criou o filme “Monstro”, que mostrou a valentia da Saveiro Cross 2004.

No comercial, o dono da Saveiro encara uma briga épica contra uma sucuri gigantesca, que acaba dentro de um pote desses de maionese, tamanho família…

Bom, para não estragar a surpresa, acompanhe no vídeo o desfecho dessa história. Divirta-se! ©Joaquim Rimoli | AutoMotori


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