Projeto Município Seguro avança com o BNDES, assegura Prefeitura

BNDES

Permanecem em andamento as tratativas com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES, para a estruturação de um financiamento para modernizar a infraestrutura da segurança pública em Jundiaí por meio das ações integradas desenvolvidas pela Guarda Municipal e as polícias estadual, com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar da população – um dos principais compromissos da atual Administração.

Desde o ano passado, a Prefeitura iniciou entendimentos com o BNDES no sentido de buscar financiamento para uma série de ações, quais sejam: construção de uma nova sede para a GM, integrada com outros serviços de urgência e emergência como a Defesa Civil e Samu/Saec, que operam o sistema de socorro no município e passarão a funcionar de forma integrada, assim como para expansão do sistema de videomonitoramento para os bairros da cidade; especialização profissional; reaparelhamento e modernização; além de contratação de serviços de diagnóstico da violência e assessoria para reorganização do modelo de segurança, no âmbito do Plano Municipal de Segurança.

Recentemente, os técnicos do banco, liderados pelo gestor Leandro Crema, estiveram no município para conhecer a atual infraestrutura existente e também se reuniram com diversas áreas do governo para entender o sistema de plataforma, que auxilia na integração das políticas de segurança e todas as demais que auxiliam na redução da violência, fator essencial para o desenvolvimento do projeto que o município estará apresentando ao BNDES.

Logo após, foi realizado um workshop no Rio de Janeiro, na sede do Banco, com apoio de equipe do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para oito municípios (Teresina, Salvador, São Bernardo, São Paulo, Curitiba, Canoas, Porto Alegre e Jundiaí) para trocas de experiências sobre os projetos que estão sendo analisados pelo BNDES para futuro financiamento.

Vencidas as etapas de conhecimento da proposta de projeto Município Seguro, os técnicos voltaram para encerrar a elaboração do projeto. Essa etapa dos trabalhos contou com a participação de especialistas do BNDES, da UGGF, do Observatório Jundiaí, da UGSM, GM e do GGIM. O encontro foi coordenado pelo titular da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, que deu início às tratativas no ano passado junto ao BNDES, que esteve representado por Leandro Crema; a arquiteta Adriana Barbosa Dantas Zeraik (responsável pela análise do projeto de construção da futura sede própria da Guarda Municipal de Jundiaí – GMJ), e Aline Figueiredo dos Santos (análise jurídica).

“A expectativa é a melhor possível. Nas reuniões anteriores, o BNDES pode conhecer a nossa proposta e o trabalho efetivo que é realizado pela GM no âmbito de auxiliar as polícias nas ações de segurança no município. A propósito, chamou a atenção dos técnicos do Banco a integração existente entre GM e polícias Militar e Civil e também o sistema de videomonitoramento instalado na cidade e a formação dos nossos guardas. O projeto Município Seguro vai incrementar com tecnologia e inteligência todo esse aparato para melhorar a segurança na cidade, seguindo as premissas do plano de governo do prefeito Luiz Fernando Machado”, afirmou Parimoschi.

Participaram das atividades, o titular da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó), e os diretores Diógenes Torqueto Salas Junior (Núcleo de Inteligência em Assuntos de Segurança Municipal), Marlus da Silva (Núcleo de Planejamento, Gestão e Finanças), também o comandante da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), inspetor Benedito Marcos Moreno; e o assessor especial para Assuntos de Segurança Pública do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Aloysio Queiroz, além do Gestor Adjunto de Governo, Roberto Araújo e de sua equipe.

Política de prevenção da violência – O segundo bloco das discussões teve a participação dos gestores Vastí Ferrari Marques (Educação), Nádia Taffarello Soares (Assistência e Desenvolvimento Social), Adilson Rosa (Infraestrutura e Serviços Públicos), Luiz Antonio Trientini (Esporte e Lazer) e a diretora Paula de Castro Siqueira (Núcleo de Planejamento, Gestão e Finanças da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente). Em pauta, as políticas de prevenção relacionadas à segurança pública: primárias, secundárias, terciárias, e as situacionais: urbanização, iluminação, fiscalização e discussão sobre o impacto dessas nos indicadores de segurança pública, a possível ampliação do escopo do projeto para apoiar tais iniciativas.

Finalizando, os especialistas conheceram o sistema de indicadores desenvolvido pela equipe do Observatório Jundiaí, que irá auxiliar no acompanhamento da implantação do projeto Município Seguro. Foram definidos um conjunto de indicadores da área de segurança e também nas áreas que cuidam das políticas de prevenção da violência, para monitoramento dos resultados do projeto. A partir do protocolo oficial do projeto pela Prefeitura, o BNDES deve definir, até junho, segundo informou Leandro Crema, sobre a aprovação do financiamento. (Da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí)

VEJA TODOS OS VÍDEOS DA GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD: SAÚDE E BEM-ESTAR!!!

QUER BOLSA DE ESTUDO? CLIQUE AQUI

NÃO DEIXE DE ACESSAR O FACE DO JA