Segundo a Vigilância Epidemiológica (VE) as principais vítimas da sífilis em Jundiaí são homens com idade entre 20 e 29 anos. O número de casos vem caindo nos últimos três anos. Em 2016, entre janeiro a outubro, a VE atendeu 115 pessoas infectadas(88 homens e 27 mulheres). No ano seguinte foram 101 casos(72 homens e 29 mulheres). Neste ano, no mesmo período, a Vigilância registrou 72 ocorrências(56 homens e 16 mulheres).

Os casos de gestantes que contraíram a sífilis também estão estabilizados: 60 em 2016; 65 em 2017 e 63 neste ano. A faixa etária de maior ocorrência é entre 20 e 29 anos (125 casos no período analisado), 30 a 39 anos (74 casos) e 40 a 49 anos (34 casos). A maior parte dos casos (108) são de pessoas sem escolaridade informada, seguida por ensino médio completo (72) e Superior Completo (22).

Camisinha – O uso de preservativos em todas as relações sexuais é a melhor prevenção. Além disso, fazer o teste e conversar com seu parceiro ou parceira sobre o tema também é uma forma de prevenção. Para evitar a sífilis congênita (quando o bebê nasce com a doença) é fundamental que as mulheres façam o teste antes e durante a gestação. É igualmente importante que seus parceiros também façam diagnóstico e recebam tratamento adequado evitando, dessa forma, transmitir a doença para o bebê. A sífilis é uma doença de fácil diagnóstico e tratamento rápido, gratuito e disponível em todas as Unidades Básica de Saúde.

“O nosso desafio é testar e tratar os parceiros sexuais das gestantes. Vale lembrar que a Sífilis é uma doença silenciosa, com sintomas que podem passar despercebidos. Daí a importância de todos fazerem o teste pelo menos uma vez na vida ou quando tiverem contato sexual desprotegido”, explica a gerente do Centro de Testagem e Aconselhamento Maria Lurdes Munhoz.

O CTA realiza a Campanha Fique Sabendo, facilitando o acesso para a testagem para HIV e Sífilis. Hoje(7), o CTA funcionará em horário ampliado (das 7h às 17h) e, no dia 8, sábado, o atendimento feito pela equipe do CTA será no Ambulatório do Hospital São Vicente de Paulo, das 9h às 13h, na Rua Campos Sales, 350 – Centro. Foto: peru21.pe