TAXA DE LIXO: Grandes geradores podem pedir isenção pela internet

taxa de lixo

Grandes geradores de resíduos que atendem às determinações legais, podem solicitar o pedido de isenção da taxa de lixo pelo portal da Prefeitura de Jundiaí. A disponibilidade do serviço pela internet faz parte do programa ‘Jundiaí – Cidade Inteligente’,

De acordo com o artigo 8º da Lei Municipal 8570 de 2015, todos os grandes geradores de resíduos sólidos, ou seja, estabelecimentos não residenciais comerciais que produzam mais de 200 litros de lixo por dia, poderão contratar empresa especializada, em regime privado,  para a execução dos serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos gerados, mantendo via original do contrato à disposição da fiscalização.

Para facilitar a vida dos empreendedores, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), lançou sistema eletrônico auto declaratório de Controle de Transporte de Resíduos. Nele, as empresas que se enquadram na classe, podem se cadastrar e inserir as declarações específicas do trabalho. O acesso pode ser feito pelo link https://jundiai-cdgg.coletas.online/ com a inserção dos dados da empresa geradora e da recolhedora dos resíduos.

De acordo com o diretor do Departamento de Limpeza Pública da UGISP, Márcio Alberto Moraes, o novo sistema permite a desburocratização do serviço “A empresa cadastrada no sistema tem que manter as declarações atualizadas durante o ano todo e nossa equipe analisa mensalmente. Aquelas que estiverem com a documentação em dia, receberão um certificado, gerado automaticamente pelo nosso sistema, o qual é necessário para a solicitação de isenção da taxa de  lixo. Isso facilita o processo que antes era feito manualmente”, explica o diretor.

Após esse cadastro, o pedido de isenção poderá ser feito no Posto do Poupa tempo, ou pelo e-mail atendimentofinancas@jundiai.sp.gov.br até o último dia útil do mês de novembro do exercício anterior. Para a obtenção da isenção é necessário o cadastro no sistema coletas online e o protocolo do pedido de isenção, que são processos diferentes.

Para este ano cerca de 63 empresas grande geradoras da cidade obtiveram a isenção da taxa de lixo. Em Jundiaí todo material coletado é separado e distribuído em aterros sanitários, usinas de compostagem, incineradores ou reciclagem.

VEJA TAMBÉM

CONTROLE DE PESO E ALIMENTAÇÃO PARA GESTANTES. ASSISTA A MAIS UM VÍDEO DA GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI