Teatro Polytheama X CONDEPHAAT

O centenário teatro Polytheama faz parte do patrimônio histórico do Estado e “tombado” pelo CONDEPHAAT, como arquitetura única entre as construções do gênero, enfrenta dificuldades quando o assunto é reformas, restauros, pinturas e divulgação dos espetáculos. O CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico,Artístico e Turístico do Estado), proibiu a direção do teatro de divulgar os espetáculos por meio de cartazes e banners colocados nas portas e fachada do prédio evitar “poluição”.

Projetos sob crivo – O Polytheama – que completará 107 anos em dezembro – precisa de uma série de reformas, principalmente no sistema de ar condicionado e nos fundos do prédio,este último com projeto de Lina Bo Bardi  apresentado no final dos anos 80 que contempla inclusive um café e  até poderia dar acesso à rua Vigário J.J. Rodrigues,pra facilitar o trânsito em dia de grandes espetáculos. Mas, tudo depende, além de recursos financeiros, do crivo do CONDEPHAAT aos projetos. Que interfere até na mais singela manutenção do prédio, como pintura frontal e limpeza do piso da sala de espetáculos.

VEJA TAMBÉM

FAFÁ DE BELÉM VAI SE APRESENTAR EM JUNDIAÍ

CÔNSUL ITALIANO VISITA A CIDADE E FALA DE NEGÓCIOS

Ar condicionado – E se tudo der certo quem sabe pra 2019 o Polytheama seja contemplado com novo sistema de ar condicionado, há anos cobrado pelo público. O gestor de Cultura Marcelo Peroni e o diretor do teatro Wagner Nacarato, estão trabalhando muito para o êxito do projeto, com recursos que poderão vir do Estado e do Ministério da Cultura. Claro que com as mudanças de Governo, e dos eleitos, a liberação dos recursos poderão ser liberados com maior ou menor rapidez. De qualquer modo, já foram enviados. Com relação à divulgação dos espetáculos na parte frontal do teatro, estão sendo projetados painéis em acrílico, cujo projeto também será encaminhado ao Condephaat para a devida aprovação.