Prefeitura, Fatec e Guardinha: tecnologia é prioridade

Um grupo de 11 alunos do curso “Empreendedorismo, Programação e Robótica”, realizado no segundo semestre na Associação de Educação do Homem de Amanhã (Guardinha), receberam a certificação de conclusão. O documento, conquistado a partir de parceria entre Prefeitura de Jundiaí, o Rotary Club e a Fatec Deputado Ary Fossen, é mais um passo para carreira dos estudantes vislumbrando o mercado em crescimento da automação e tecnologia. Com o sucesso do grupo, a formação será mantida com inovações no conteúdo programático.

João Victor Soares, 16 anos, é estudante do 3º ano do ensino médio. Formado no curso, acumula a certificação com a de programação, obtida no primeiro semestre. “Aprendi muito com os cursos. Acredito que esse conhecimento abrirá portas para encontrar um estágio ou emprego. Essa é uma área que pretendo seguir para a minha vida. Ainda não sei qual faculdade pretendo cursar, mas sei que a robótica é o meu foco”, explicou o estudante que desenvolveu um carrinho eletrônico acionado por controle remoto.

Eduardo Tâmega Delaqua, 17 anos, terminou o ensino médio e já passou em vestibular para o curso de direito no próximo ano. “Me informei sobre o mercado de direito para a robótica e está em grande crescimento. Precisa de pessoas que tenham conhecimento no tema. Meu objetivo é unir as duas áreas”, comenta o rapaz.

Segundo o gestor da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), Messias Mercadante de Castro, que representou o Prefeito Luiz Fernando Machado na cerimônia de formatura, destacou a importância da formação para a carreira dos jovens. “A partir do conhecimento se chega onde quiser. Nesta semana, em visita a uma multinacional, conheci o CEO mundial. Ele iniciou na empresa como aprendiz e chegou ao cargo máximo. É preciso determinação, sacrifício e sempre buscar conhecimento para alcançar seus sonhos”, salientou.

O diretor da Fatec, Francesco Bordignon, explica que a partir do próximo ano o curso terá aumento no quantitativo de vagas. “Percebemos que o modelo adotado com a parceria é produtivo e de grande interesse para a população. Os jovens recebem formação técnica e são estimulados a empreender, por isso vamos ampliar as vagas, incrementar o conteúdo programático e buscar parcerias com empresas para a recepção desses estudantes”, detalha.

VEJA

42 MIL BOLSAS DE ESTUDO PARA GRADUAÇÃO E PÓS, EM SÃO PAULO

“A intenção é ampliar para 25 vagas. As inscrições serão realizadas no início do próximo ano, e terá o período divulgado amplamente. Com o foco dado ao curso, esses jovens aprendem a programar, desenvolver a robótica e ainda empreender. Podem sair daqui e já ganhar dinheiro desenvolvendo aplicativos, por exemplo”, detalha o presidente da Guardinha, Salvador Soares.

Taxa – A Câmara Municipal aprovou o projeto do prefeito Luiz Fernando Machado, reduzindo a taxa de fiscalização de licença para localização e funcionamento em horário normal e especial para empresas com mais de 500 metros quadrados de área utilizada. A redução atende a um pedido do empresariado local e está em linha com a proposta da Administração de promover um ambiente favorável aos negócios no Município.

Com a aprovação do projeto, proprietários de empresas com área de mais de 500 metros quadrados passarão a pagar pela taxa o valor correspondente ao resultado da fórmula: 4,71 Unidades Fiscais do Município (UFMs) + área utilizada – 500m² x 0,03 UFM por m² até o limite de 80 UFMs, o que significa, nos valores atuais, um teto de cerca de R$ 12 mil.

A fórmula de cálculo anterior previa o limite de até 100 UFMs, o que significava um teto de cerca de R$ 16 mil. Ou seja, na comparação, o valor máximo a pagar teve redução de 25%. A alteração entra em vigor na data da publicação da Lei.