No dia 14 de fevereiro deste ano, o Facebook do Jundiaí Agora fez uma homenagem à atriz Eloísa Mafalda. Apesar de conhecida nacionalmente por causa das novelas que participou, pouca gente sabia que ela era jundiaiense, nascida no dia 18 de setembro de 1924. Na ocasião, Mirian Teixeira (na foto acima com a atriz) viu o post e comentou: “Ela é minha mãe… Moramos em Petrópolis, na serra do Rio de Janeiro. Um pequeno paraíso particular onde ela curte plantas e bisnetos. Obrigada pela lembrança e carinho!!!”. Três meses depois, no último dia 16, Eloísa morreu e teve o corpo enterrado na cidade natal. Desta vez, Mirian Teixeira publicou nas redes sociais um agradecimento para Jundiaí, a “Terra Querida” da mãe. A atriz também recebeu homenagem do Spanish Canal, da Espanha, dedicado a fazer tributos a artistas e esportistas(vídeo abaixo).

O texto de Mirian Teixeira:

Depois de 10 anos do privilégio de conviver com minha mãe intensamente e do absurdo de ver esse sol, que ela era, se apagando um pouco mais a cada dia…Entreguei minha mãe a sua terra querida Jundiaí! 

Me despedi de você, mãe, com a certeza que nós faremos, um dia, uma corrida, uma pra outra, num imenso gramado, daqueles que terminam num longo abraço feito fim de novelas da Janete Clair. Essa cena você nunca fez, porque está escrita pra nós duas!

São muitos os agradecimentos a todos que tornaram este momento tão difícil mais suportável. Além da família Theoto, Petroni, e Mathias…

Ao prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, ao Marcelo Peroni, secretário de Cultura; ao Ricardo e Wagner diretores de Cultura e do Polytheama, respectivamente; ao comandante Moreno, da Guarda Municipal, e ao Sílvio Ernani, diretor do Velório Municipal.

Especialmente à TV Globo que disponibilizou uma equipe de segurança e assessoria, Vânia e Tayra, no Rio e em São Paulo. Incansáveis!

A Glória Pires e Orlando que se fizeram presentes e todos os amigos que se solidarizaram como Osmar Prado, Ary Fontoura, Leiloca, e Elizabeth Savala.

Agradeço ao povo de Jundiaí que nos emocionou no trajeto do cortejo e nas genuínas homenagens durante o sepultamento.