Tormentone estivo é a expressão usada para designar um tipo de música que normalmente se ouve muito no verão italiano. O uso desse termo iniciou nos anos 60 e incia aquelas canções que são repetidas exaustivamente e ficam “martelando” na cabeça, grudam feito goma de mascar e fazem todo mundo cantar mesmo sem querer. A ideia é mesmo de ‘tormento’. São músicas populares que tocam nas rádios, na TV, em ambientes nos quais se vai para dançar ou lugares turísticos, mas, principalmente nas praias. Para nós, brasileiros, equivalem aos hits de verão. A cantora Alessandra Amoroso(foto) é das maiores representantes deste estilo musical. CLIQUE AQUI PARA OUVIR!

QUÉZEA MASTELARO

Doutora e mestre em Língua Italiana pela faculdade de Letras da Universidade de São Paulo (USP). É Bacharel em Direito e desenvolve pesquisas na área do ensino da língua italiana com foco no italiano jurídico. Residiu na Itália por dois anos e fez muitos cursos de aperfeiçoamento do idioma e de didática. Possui certificação CELI (Certificato di conoscenza della lingua italiana) pela Università per Stranieri di Perugia, e frequentou cursos na Scuola Dante Alighieri di Camerino (Italia). Ensina o italiano desde 1996.  Se quiser falar com a professora Quézea: Italia Nostra(@nostrait) – quezea@gmail.com – Whatsapp: (11) 9 9657-6401. Foto: redes sociais)

CONHEÇA A HISTÓRIA DO TORMENTONE

Tormentone é uma expressão nasceu em 1962 quando Nico Fidenco lançou a canção Legata a Un Granello Di Sabbia , que havia sido recusada no Festival de Sanremo. Nos anos 60, Edoardo Vianello também emplacou grandes sucessos como I Watussi , e Abbronzatissima . Outros sucessos da década considerados sucessos de verão são, sem dúvida, Stasera Mi Butto, de Rocky Roberts , Azzurro, de Adriano Celentano e Acqua Azzurra, Acqua chiara, de Lucio Battisti . Essas canções ainda estão fortemente enraizadas no imaginário coletivo italiano.

Os anos 70, altamente politizados, viram poucos sucessos que pudessem ser classificados como sucessos de verão, mas no final da década apareceram jovens cantores com o talento para o hit, e surgiram canções inesquecíveis. Exemplos desse gênero são Gloria, de Umberto Tozzi e Splendido Splendente, de Donatella Rettore.

Nos anos 80 com o sucesso de programas como o Festivalbar e canais de televisão como a MTV , auxiliados por um ambiente decididamente mais leve e despreocupado que na década anterior, os sucessos de verão tiveram uma verdadeira façanha. Play Jouer, de Claudio Cecchetto , lançado em 1981 é dançada até hoje. A dupla Righeira, com Vamos a la Playa, também fez muito sucesso, inclusive no Brasil.

VEJA TAMBÉM

GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD FALA SOBRE COLETA DE EXAMES NA GESTAÇÃO. VEJA VÍDEO

FISK DA RUA DO RETIRO: SAIBA O QUE SÃO QUESTIONS WORDS. CLIQUE AQUI

OS 103 ANOS DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI