Transporte intermunicipal: TRT dá liminar e motoristas voltam ao trabalho

transporte intermunicipal

Os motoristas e cobradores de ônibus da Rápido Luxo Campinas(RLC), responsável pelo transporte intermunicipal em Campo Limpo, Várzea Paulista, Itupeva e Cabreúva, deflagraram greve na madrugada de quinta-feira(14). No final da tarde do mesmo dia, o Tribunal Regional do Trabalho, em Campinas, concedeu a liminar e determinou que os serviços voltassem imediatamente, com 50% de sua totalidade, sob pena de multa diária de R$ 1 mil por dia por trabalhador parado. Os profissionais voltaram ao trabalho nesta manhã(15), em sua totalidade.

Segundo o site G1, a greve atingiu as quatro cidades. A única prefeitura que se manifestou publicamente sobre a paralisação do transporte intermunicipal foi a de Campo Limpo, relatando todos os detalhes das tratativas com o sindicato da categoria.

Segundo nota divulgada pelo Executivo daquela cidade, os profissionais cruzaram os braços por não concordarem com alterações no plano de saúde realizadas pela RLC. O G1 divulgou que fez contato com a assessoria de imprensa da empresa Rápido Luxo Campinas. A empresa alega que o novo plano de saúde é mais abrangente que o anterior. Além disto, antes da troca, a Rápido Luxo teria mostrado o novo plano ao sindicato.

No dia 11 de janeiro, a Prefeitura de Campo Limpo recebeu uma notificação do Sindicato dos Rodoviários, comunicando que haveria paralisação parcial. No dia 13 de janeiro, a Prefeitura notificou a Rápido Luxo Campinas para que não realizasse o movimento.

Na quinta-feira(14), ao ser comunicada que a paralisação seria total, a Prefeitura notificou mais uma vez a empresa e solicitou que os serviços fossem retomados de forma imediata. A resposta da empresa foi estava tentando manter uma tratativa com o sindicato, porém sem sucesso.

“Diante da gravidade dos fatos, e considerando a greve abusiva, uma vez que a lei prevê que serviços essenciais não podem ser paralisados em sua totalidade, a Rápido Luxo entrou com uma liminar contra o sindicato do trabalho”, afirma nota divulgada pela Prefeitura. A liminar foi concedida por volta das 17 horas do dia 14. Na madrugada de hoje, os ônibus voltaram a circular normalmente.

VEJA TAMBÉM

TIREOIDE AFETA TODO ORGANISMO DA MULHER. ASSISTA AO VÍDEO DA GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI