Quem não se lembra do TRENZINHO do Parque da Uva?

VINHETA JUNDIAI ANTIGAMENTEQuem não se lembra do trenzinho do Parque da Uva? A locomotiva Baldwin fabricada em 1910 nos Estados Unidos foi usada na linha ferroviária Douradense e pela Companhia Paulista. No início dos anos 1960, foi doada para a Prefeitura de Jundiaí e ficou exposta no parque durante décadas.

Muitos jundiaienses guardam na memória a nossa Maria Fumaça que embalou a imaginação das crianças dos anos 1960 até os anos 1990, quando foi doada como patrimônio histórico para a Universidade Estadual de Londrina, no Paraná, em 1999.

Levou 14 anos para ser restaurada por técnicos contratados pela Universidade e foi entregue no final de abril de 2014.

O trenzinho do Parque da Uva chegou a ficar assim...
O trenzinho do Parque da Uva chegou a ficar assim…
...e agora, após a restauração no Paraná, voltou a ter a beleza dos velhos tempos.
…e agora, após a restauração no Paraná, voltou a ter a beleza dos velhos tempos.

A locomotiva a vapor tem quase 40 toneladas e 12 metros de comprimento. Acoplada ao próprio tender, carro de carga para transportar lenha ou água, a locomotiva junta-se a dois vagões que já estavam no local.

Uma forma de resgatar a memória e valorizar ainda mais o patrimônio histórico de Londrina e pode ser usada como um bom exemplo para nossa cidade que há décadas deixa depredar e deteriorar a história da nossa ferrovia no pátio do Complexo Fepasa.

LEIA TAMBÉM:

A UVA: DOS IMIGRANTES, PASSANDO PELA VENDA NO RJ ATÉ A MAIOR FESTA DA CIDADE

NOS TEMPOS DA ELEGÂNCIA E SIMPLICIDADE

O PARQUE DA UVA ERA ASSIM ATÉ 2004

HÁ 51 ANOS, A TV TUPI TRANSMITIU A ABERTURA DO MAIOR EVENTO DE JUNDIAÍ

MAIS

VOCÊ SABIA QUE O LARGO SÃO JOSÉ TEVE UM BEBEDOURO?

O CÃO FERROVIÁRIO

A COISA PÚBLICA PARA UM CIDADÃO DA DÉCADA DE 1960

REGIÃO DA PRAÇA DA BANDEIRA ERA ASSIM

HOTEL DE LUIGI PETRONI FICAVA NA RUA BARÃO

VEJA COMO A PRAÇA DA BANDEIRA ERA NO FINAL DOS ANOS 1940

QUEM TINHA MEDO DA MARIA DOS PACOTES?

A CICA MARCOU A VIDA DE VÁRIAS GERAÇÕES