O espetáculo Scaratuja, formado por artistas jundiaienses, fará uma turnê na Itália ainda neste mês, se apresentando nas cidades de Lucca, Follonica, Massa Marittima e Roma. O grupo faz espetáculos para o público de até três anos e acompanhará o Festival Visioni di Futuro, Visioni di Teatro – edição 2018, em Bologna. Também visitará a província de Reggio Emilia. O objetivo, além de difundir o espetáculo é pesquisar e aprender. A turnê poderá ser acompanhada pelas redes sociais da trupe.

O projeto do Scaratuja nasceu em 2015, durante uma residência artística na Itália, acompanhando o grupo teatral Principio Attivo Teatro, os artistas de Jundiaí viveram uma das experiências artísticas mais incríveis no teatro para crianças.

Ao saber quais seriam os locais de apresentação do Principio, os artistas de Jundiaí descobriram que passariam por um festival de teatro para crianças. Até aí nenhuma novidade. Ao longo da carreira já tinham passado por inúmeros festivais. Porém, ao entrarem no Teatro Testoni Ragazzi, em Bolonha, viram ótimos espetáculos e participaram de discussões e oficinas. A partir daí, o grupo passou a explorar e pesquisar mais a fundo o universo do teatro para crianças, já no Brasil.

 

Dentre as inúmeras ideias, neste primeiro trabalho o grupo optou pela linguagem não verbal, pela exploração do corpo e espaço e pela relação estabelecida entre a criança e as imagens. Partindo de um emaranhado de linhas, traços, pontos e círculos, surgiu a ideia central do espetáculo. Os “rabiscos” ou garatujas vão ganhando complexidade ao longo da encenação que coincide com o desenvolvimento das crianças, estimulando o crescimento cognitivo e expressivo.

LEIA

‘JESUS, RAINHA DO CÉU’ VIRÁ PARA JUNDIAÍ, DIZ DIRETORA