Com coronavírus, VW NIVUS faz estreia mundial pela web. Veja vídeo

VW NIVUS

Muito tem se falado sobre como será o “novo normal” em tempos de pandemia de coronavírus. Sem dúvida, a partir de todo o pânico, trazido pelas mortes e hospitais lotados, todo mundo se viu obrigado a adotar novos hábitos e comportamentos. A VW, por exemplo, lançou o Nivus pela internet.

A verdade é que essa doença acelerou um processo que já vinha a toda velocidade: o de incorporarmos definitivamente o mundo digital em nossas vidas. E com a indústria automotiva não é diferente. Desde a maneira de apresentar novos produtos até o jeito de vender, ao que tudo indica, será completamente diferente a partir de agora.

Esta semana a Volks, a exemplo do que já havia feito a GM no início da pandemia com a apresentação do Novo Tracker, decidiu ir mais longe e fez o lançamento mundial de seu novo modelo, o Nivus. Segundo a marca, o crossover inaugura um novo segmento no mercado com seu design inovador, que mistura elementos de SUV e linhas de cupê esportivo.Aliás, vale lembrar que o Nivus é o primeiro modelo Volkswagen 100% desenvolvido na América Latina e que será produzido e comercializado no mercado europeu também.

Além do design inovador dentro da linha VW, o Nivus estreia novos conceitos de conectividade e streaming, como por exemplo o que permite a conexão do celular aos recursos do multimídia dispensando o uso do cabo USB.

100% brasileiro – O mais legal deste novo VW é que ele foi 100% desenhado e desenvolvido aqui no Brasil pela equipe comandada pelo designer-chefe da marca para a América Latina José Carlos Pavone, que tem no currículo sua participação ativa no novo Polo mundial.

Durante a apresentação aos jornalistas especializados, feita esta semana numa transmissão ao vivo pelo Youtube, Pavone explicou que a inspiração para as formas desse novo crossover foi a esportividade dos cupês. O Nivus é construído na plataforma MQB-0, a mesma usada pelo Polo, T-Cross e Virtus.

As linhas, com uma queda acentuada da coluna ‘C’ é um dos destaques do design. A lateral tem um perfil comum aos modelos cupê. Pavone explica que as proporções e os volumes definem um caráter atlético e moderno. As rodas de liga leve de 17 polegadas e os protetores de para-lamas pronunciados também contribuem para um conjunto harmonioso, com pegada esportiva e vibrante.

Pavone, afirma que começou os primeiros sketches, ou rascunhos em bom português, do Nivus há cerca de quatro anos. Segundo ele, a frente do Nivus traz o típico DNA de design da Volkswagen, com os faróis são conectados com uma grade bastante dominante e com a linhas marcadas no capô, que definem o caráter robusto ao carro.

Os faróis de LED, o DRL (daytimerunning light) de LED e os faróis de neblina também de LED conferem uma identidade visual única para o Nivus, com iluminação precisa e eficiente em todas as condições de uso. Na grade, o novo logo da Volkswagen está mais simples e bidimensional. E faz sua estreia no Nivus, como o primeiro modelo na região América do Sul.

Na traseira, oNivustraz um elemento horizontal une as lanternas de LED, formando uma peça única e extremamente elegante. As lanternas começam na tampa traseira e se prolongam até parte da lateral. Na parte superior, um spoiler integrado à tampa traseira traz o efeito de prolongamento do teto.

Conectividade total:Made in Brasil – Nova referência em conectividade. O VW Play é um marco tecnológico na indústria nacional e traz uma série de benefícios para os clientes. O VW Play é uma das principais inovações do Nivus. A central multimídia, totalmente desenvolvida no Brasil, oferece uma inédita experiência de usabilidade intuitiva no mercado brasileiro. Com tela de 10 polegadas de altíssima resolução, sensível ao toque, antirriscos e com ‘botões virtuais’, esta plataforma oferece não somente os mais modernos recursos de conectividade, mas também garante uma série de serviços e streaming.

Aliado ao painel digital (Active Info Display), cria duas grandes ilhas digitais no painel do Nivus. São duas telas de 10 polegadas (tamanho de um tablet) interligadas, oferecendo conectividade e entretenimento sem precedentes num veículo dessa categoria. Trata-se de um “cockpit digital” dotado de uma interface intuitiva, lógica, inteligente e moderna, que pode ser comandada pelos botões no novo volante, o mesmo utilizado pelo Novo Golf.

Junto com o Nivus estreia também a VW Play APPs, uma loja virtual exclusiva para o cliente Volkswagen, para download de aplicativos direto pelo VW Play, com a mesma facilidade com que se baixa um aplicativo em um smartphone. São 10 GB de memória (espaço suficiente para abrigar 25 vezes o tamanho do Waze, por exemplo) para download de uma série de Apps, uma parceria exclusiva com a Volkswagen. Estapar (estacionamento), 12 min (audiobook), Ubook (audiobook), Porto Seguro (seguros), Deezer (música), Waze (navegação) e IFood (delivery de comida) são apenas alguns parceiros, de uma oferta que continuará crescendo para entregar cada vez mais comodidade aos clientes do Nivus.

O VW Play oferece ainda Manual Cognitivo integrado ao veículo (Nivus é o primeiro carro do mundo com este recurso), capacidade para ler praticamente todos os formatos de mídia, excelente qualidade de áudio e incrível capacidade de conectividade com smartphones Android e Apple -neste caso, é o primeiro carro do Brasil com espelhamento sem fio.

Realidade virtual e realidade aumentada – Além do uso de inteligência artificial do Manual Cognitivo, outro diferencial do Volkswagen Nivus é o uso massivo de realidade aumentada e virtual, desde o processo de desenvolvimento de protótipos até o showroom das concessionárias. “O Nivus realmente chegou para inaugurar uma nova era digital para a Volkswagen, com muita tecnologia. Vamos utilizar a realidade virtual para mostrar o Nivus aos nossos clientes. Por meio do DDX (Digital Dealer Experience), o cliente conseguirá ver todos os detalhes do carro em 3D, tudo completamente virtual”, destaca Gustavo Schmidt, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil. “Mais de 85% das concessionárias no Brasil estarão equipadas com essa estrutura completa de realidade virtual.”

E mais: o cliente também poderá conhecer o Nivus em primeira mão, de dentro de casa, usando um app desenvolvido pela Volkswagen com tecnologia de realidade aumentada. Com um smartphone ou tablet, o cliente poderá “viajar” entre o mundo real e o virtual. Poderá ver todos os detalhes, girar o carro, abrir as portas, os vidros ou até mesmo o porta-malas. Aliás, um porta-malas excelente, com 415 litros e fácil acesso.

Segurança em destaque – Entre os principais itens de segurança do Nivus estão equipamentos até então disponíveis somente em veículos de segmentos superiores.

Entre eles estão o Detector de Fadiga, ISOFIX e top-tether para fixação de cadeirinha infantil no banco traseiro, Kessy (abertura das portas e partida do motor sem contato com a chave), ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), auxílio de partida em rampas (HHC) e câmera de marcha-à-ré são outros itens de segurança e conforto presentes no Nivus. Os faróis e as lanternas são de LED, assim com o DRL (DaytimeRunning Light).

O controle de velocidade de cruzeiro auto-adaptativo ou ACC (Adaptive Cruise Control), está entre os itens mais avançados do Nivus. Ele permite ao motorista ajustar a velocidade e a distância que deseja trafegar em relação ao veículo à frente, e o sistema é capaz de acelerar e frear automaticamente. É o único modelo no segmento de compactos no Brasil. O Nivus vem equipado também com o AEB (Autonomous EmergencyBrake), recurso que, ao identificar o iminente risco de uma colisão frontal, freia o carro de maneira autônoma, evitando, em alguns casos, completamente uma colisão.

Estrutura consagrada, interior espaçoso e alta performance. Montado sobre a versátil Estratégia Modular MQB – que permite ampla flexibilidade de construção graças aos parâmetros variáveis (entre eles, a distância entre-eixos) – o Nivus oferece espaço interno ideal para levar com conforto até cinco ocupantes.

São 4.266 mm de comprimento, 1.757 mm de largura, 1.493 mm de altura e 2.566 mm de distância entre-eixos. O porta-malas é referência entre hatches compactos e até mesmo a maioria dos utilitários esportivos compactos (SUVs) do mercado, com capacidade para 415 litros. Tal benefício se deve a um design extremamente funcional a partir de uma carroceria em estilo cupê, e se beneficiando de um balanço mais longo. A abertura da tampa do porta-malas pode ser feita por um dos ‘botões virtuais’ do VW Play.

Potência e economia – Alta performance, baixo consumo de combustível e prazer ao dirigir são as principais características do powertrain do Nivus. O motor é o eficiente 200 TSI (família EA211) de três cilindros, flex e com injeção direta de combustível. Este propulsor entrega até 128 cavalos de potência máxima e 20,4 kgfm (200 Nm) de torque, quando roda comcom etanol. A transmissão é automática de seis marchas. O motor 200 TSI é produzido na fábrica de São Carlos (SP) e equipa atualmente os modelos Polo, Virtus e T-Cross, com excelente aceitação dos consumidores.

O Nivus será lançado oficialmente no mercado brasileiro nas próximas semanas, quando deve chegar às concessionárias da marca. Na Argentina, o modelo chega às concessionárias no fim do segundo semestre deste ano. Em 2021, é a vez de os demais mercados sul-americanos receberem o Nivus, no primeiro semestre. E o modelo será lançado também na Europa, no segundo semestre do ano que vem.

PARA MAIS TEST DRIVE CLIQUE AQUI

Quanto ao preço, a VW decidiu, por enquanto, guardar segredo. Mas já adiantou que ele será posicionado acima do Polo e do Virtus e abaixo do T-Cross. Agora, é esperar para ver de perto e experimentar essa novidade que promete agitar o mercado, ainda meio atordoado pelos efeitos da pandemia…©Joaquim Rimoli | AutoMotori 2020

MAIS:

PÓS-PARTO X CORONAVÍRUS: TODO CUIDADO NOS HOSPITAIS. VEJA VÍDEO

OS 103 ANOS DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA

NA FISK DA RUA DO RETIRO TEM CURSO DE LOGÍSTICA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI