O setor de turismo de Jundiaí comemora os números de 2021. Após um ano de 2020 difícil, em que o segmento foi seriamente afetado pela crise do coronavírus e fases restritivas, com portas fechadas, em 2021 a retomada foi positiva, segundo o levantamento realizado pela Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), por meio do Departamento de Fomento ao Turismo. A cidade recebeu pouco mais de 1 milhão de pessoas e faturou US$ 173 milhões no ano passado.
“O turismo é um importante setor que movimenta a economia, gera emprego e renda para a população. Ver essa retomada é motivo de alegria. Jundiaí se consolida cada vez mais como um destino turístico de lazer e rural. Fazer parte do Circuito das Frutas e integrar o Distrito Turístico Serra Azul, criado no ano passado, são fatores que ajudam a ampliar a divulgação e visibilidade da cidade como destino turístico”, declara o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado.
Em 2021, Jundiaí recebeu 1.038.339 visitantes, sendo 693.633 no turismo de lazer e 344.706 no turismo de negócios. “São números promissores, que aproximam ao fluxo identificado em 2019, quando a cidade recebeu 1.073.192 visitantes(706.387 no turismo de lazer/rural e 366.085 no turismo de negócios), uma vez que em alguns meses de 2021 foi necessária a limitação de atividades por conta da pandemia do coronavírus”, explica o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.
Segundo levantamento, 7% das empresas existentes no município tem CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) vinculada ao setor, o que representa em torno de 3.500 empresas. O turismo injetou pouco mais de U$173 milhões na economia da cidade em 2021.
Apesar de 2020 ter sido um ano atípico, quando os empreendimentos turísticos ficaram muitos meses sem atividades, no comparativo de 2021 com 2020, foi registrado o crescimento de 174% no número de turistas e de 219% no valor injetado na economia da cidade.
“O levantamento do fluxo turístico teve início em 2013 e os números de 2021, mesmo com os períodos restritos por conta da pandemia, se aproximaram dos dados de 2019, quando foi registrada a melhor performance em termos de números de turistas recebidos no município. Podemos avaliar que foi o melhor ano da história para o turismo de Jundiaí. Certamente é um marco para ser comemorado, principalmente após o difícil ano de 2020, que foi de grande dificuldade para o setor”, afirma a diretora do Departamento de Fomento ao Turismo, Marcela Moro.
A cidade conta com seis Rotas Turísticas: Castanho, Centro Histórico, Cultura Italiana, Terra Nova, Uva e do Vinho, que oferecem mais de 600 atrativos turísticos como adegas, restaurantes, parques, sítios, museus, cervejarias, entre outros.
Para saber mais sobre as Rotas o turista pode acessar o site, onde tem acesso às informações de todos os atrativos e organizar seu próprio roteiro, que pode incluir passeios em uma ou mais rotas. “Além disso, ao clicar no link Turismo Jundiaí, é possível ter acesso às opções de hospedagem e possibilidades de vivências na cidade. Convidamos as pessoas a também seguirem as Rotas no Instagram: @rotadocastanho, @rotadocentrohistorico, @rotadaculturaitaliana, @rotadaterranova, @rotadauvaoficial, @rotadovinhojundiai”, afirma a diretora do Departamento de Fomento ao Turismo, Marcela Moro.
VEJA TAMBÉM
DOCES CASEIROS: PÁSCOA É O PERÍODO DE VENDER E GANHAR MAIS. VEJA VÍDEO
ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES
PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI